“Uma nova casa para o trabalho” é o nome da nova iniciativa da Google, que na prática significa uma maior integração entre os seus produtos, mas também uma maior flexibilidade para os utilizadores organizarem a sua área de trabalho. Por exemplo, terem uma janela de videoconferência aberta, enquanto estão a editar ou a colaborar em documentos.

O conceito surge pela necessidade de os utilizadores mudarem constantemente os formatos de comunicação, seja por email, por voz, texto ou vídeo. Quando a Google olhou para estes pilares da comunicação, chegou à conclusão de que muitos profissionais começam o seu dia na Inbox da sua caixa do correio. Por isso, tornou mais fácil aceder a reuniões em vídeo, integrando o Meet na aplicação do Gmail para Web browser, assim como as apps para Android e iOS, de forma gratuita. E em breve, o Chat será igualmente integrado no ecossistema da aplicação de email, como é explicado no seu blog.

A Google preparou ainda algumas funcionalidades de colaboração para as salas de Chat, permitindo agora que os colaboradores partilhem ficheiros ou tarefas num único local. O Chat permite agora criar salas de conversação que incluem pessoas fora da empresa, sejam eles consultores ou empreiteiros.

Ainda no que diz respeito ao Rooms, os utilizadores podem abrir e editar documentos em conjunto com a equipa sem sair do Gmail, para que todo se mantenha no mesmo ambiente de trabalho, sem mudar de ecrãs. A Google refere que os utilizadores queixam-se de que mudar constantemente entre aplicações interrompe a fluidez de trabalho e a sua atenção. Daí o esforço da tecnológica em centralizar o máximo de funcionalidades numa única aplicação: juntar-se a uma chamada de vídeo a partir do chat, ou reencaminhar uma conversa de texto para a inbox do email, ou mesmo criar uma tarefa a partir daí.

O motor de pesquisa do Gmail também reflete essas mudanças, incluindo agora na busca as conversas do Chat, para que seja mais fácil os utilizadores encontrarem o que necessitam num único local. E como a "ausência" também faz parte do trabalho, será possível mudar o estado para "Não incomodar" e colocar notificações "Fora do escritório". Poderá também fazer Pin às salas importantes de conversa para que sejam mais fáceis de encontrar e aceder.

tek google suit gmail tek google suit gmail