A Google, a Apple e a Amazon parecem ter posto as rivalidades de parte para desenvolver em conjunto um padrão para dispositivos inteligentes. O projeto inédito toma o nome “Connected Home over IP” e poderá permitir, por exemplo, que o Google Assistent, a Alexa e a Siri comuniquem entre si.
De acordo com o website do projeto das gigantes tecnológicas, a parceria gerida pela fundação Zigbee Alliance quer criar uma plataforma comum, baseada no Internet Protocol, que permita uma maior compatibilidade entre diferentes tipos de equipamentos. A iniciativa quer não só simplificar o processo de desenvolvimento para as fabricantes de dispositivos inteligentes e tornar mais fácil a vida aos consumidores.
A parceria surge numa época em que a competição no mercado dos assistentes inteligentes e respetivos equipamentos se torna cada vez mais intensa. Os equipamentos desenvolvidos pela Google, Apple e Amazon usam diferentes padrões de conectividade, sendo que não são necessariamente compatíveis com todos os tipos de dispositivos domésticos inteligentes. O projeto das empresas poderá fazer com que mais gadgets funcionem com as suas colunas inteligentes.
Para já, a iniciativa está numa fase inicial, sendo que as empresas querem acelerar o seu desenvolvimento. O grupo de trabalho criado prevê o lançamento de um primeiro rascunho de especificações e referências preliminares no fim do ano 2020.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários