A Google apresentou o Chromecast, um periférico que é ligado aos televisores e que permite reproduzir conteúdos numa TV a partir do computador, tablet ou smartphone. Desta forma a empresa de Mountain View disponibiliza uma solução de dimensões reduzidas - cerca de cinco centímetros - que apenas precisa de um televisor com ligação HDMI para ter acesso a conteúdos smart.

A ligação entre dispositivos é feita através da cloud o que permite gerir várias funções ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível começar a reproduzir um vídeo do Youtube a partir do telefone para a TV, deixar o vídeo a reproduzir no grande ecrã e entretanto começar a ler emails no telemóvel. Como o Chromecast está ligado à cloud, o streaming já não precisa do dispositivo que deu a ordem de reprodução.

Mas o dispositivo que controla o Chromecast tem ainda algum poder sobre o conteúdo que está a ser reproduzido no televisor, como iniciar e pausar o conteúdo e controlar o volume do filme ou da música.

Nem todas as aplicações vão ser compatíveis com o Chromecast, mas as que suportarem o novo dispositivo vão apresentar um novo ícone - o Cast - que funciona também como botão de início do streaming.

Youtube, Netflix, Google Music, Google Video, Pandora e Google Chrome - este último ainda em fase beta - são as aplicações que para já suportam o periférico apresentado pela tecnológica norte-americana. A vantagem está no suporte que apresenta a várias sistemas operativos - iOS, Android e Chrome para Windows e Mac.

[caption]Chromecast[/caption]

O Chromecast funciona à base de uma versão modificada do sistema operarativo ChromeOS, razão apontada pelos responsáveis da Google para conseguirem um sistema de streaming num periférico de pequenas dimensões.

O Chromecast vai ter um preço de 35 dólares e vai ficar disponível nos EUA ainda hoje. A comercialização deve ser alargada a outros países de forma gradual, prometendo a Google que está a trabalhar "o mais rápido possível" nesse sentido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.