A compra da Motorola pela Google parece estar a produzir os primeiros efeitos. A empresa de Mountain View vai aproveitar a experiência em hardware da Motorola para lançar o “X Phone”, nome de código usado internamente para definir o telemóvel topo de gama que quer alargar o mercado de smartphones topo de gama da empresa norte-americana.

A reportagem avançada pelo The Wall Street Journal dá conta que os engenheiros da Motorola estão a trabalhar a todo o gás para que o smartphone chegue ao mercado “algures em 2013”. O objetivo é dar resposta aos telemóveis topo de gama como o iPhone e alguns da linha Galaxy.

Para isso a Google está a preparar algo diferente, como confirmou o diretor executivo da Motorola, Dennis Woodside: “estamos a investir numa equipa e numa tecnologia que vão fazer algo diferente das abordagens atuais”. As primeiras especulações apontam para um telemóvel com capacidade de reconhecimento facial e gestual, baseado na compra da Viewdle pela Motorola.

Dennis Woodside acrescentou também que apenas mil milhões de pessoas, dos sete mil milhões que existem, têm smartphone e isso é uma “oportunidade incrível”.

A notícia avança ainda que a empresa norte-americana está a ter dificuldades em conseguir criar um produto que ultrapasse a concorrência, segundo terá revelado fonte próxima do projeto. Num primeiro conceito o “X Phone” viria equipado com um ecrã dobrável, mas problemas com os fornecedores terão obrigado a ideia a ficar de parte.

Em termos de modelo de negócio parece que a Motorola está a trabalhar em duas frentes. Numa continua a produzir a linha Razr, em menor quantidade e maior qualidade, para disponibilizar através das operadoras. Na outra dedica-se ao projeto do “X Phone”. O WSJ revela ainda que existem planos para um “X Tablet” depois do lançamento do telemóvel.

A Google comprou a Motorola em maio por 12,5 mil milhões de dólares e ainda durante o mês de dezembro recuperou 2,6 mil milhões de dólares com a venda da divisão de set-top boxes à Arris.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma correção no quarto parágrafo.