Lançado há algumas semanas em inglês, a versão 5 do Google Desktop passou a suportar 29 línguas, entre as quais o português, mas também russo, hindu, chinês, holandês, entre outras. A ferramenta de pesquisa no PC oferece ao utilizador uma interface semelhante à do motor de pesquisa online e um conjunto de novidades face às versões anteriores.



Uma das novidades, inspirada no motor de pesquisa online da empresa, é a possibilidade de fazer uma visualização prévia de documentos pesquisados, sem ter de lançar as aplicações usadas para os criar.



A ferramenta inclui ainda um mecanismo que alerta o utilizador para sites com possível conteúdo malicioso e um novo design para algumas pequenas aplicações com informação útil para o utilizador. Incluem-se neste leque os símbolos que indicam a chegada de um novo email, as previsões meteorológicas, as entradas de diário, ou as listas de tarefas, entre outros.



O Google Desktop está disponível para PCs com sistema operativo Windows nas versões XP, 2000 ou Vista. A versão 5 da aplicação para equipamentos suportados em Mac OS da Apple também está já disponível, depois de ter sido lançada há algumas semanas. A versão em inglês para equipamentos com sistema operativo Windows estava já disponível há sete semanas.



A localização em múltiplas línguas é uma evolução essencial para expandir a utilização da ferramenta já que a sua principal funcionalidade é procurar documentos no PC, que à partida foram concebidos na língua de origem do seu utilizador.



Notícias Relacionadas:

2007-04-04 - Google Desktop para Mac disponível a partir de hoje

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.