A Google apresentou hoje a aplicação Google Desktop para Mac, a primeira versão disponível para estas plataformas, que é perfeitamente integrável com a ferramenta de busca Spotlight, disponibilizada pela Apple, escreve a Macworld.




Rose Yao, directora de produto do Google, afirma que a ferramenta foi desenhada de maneira a que as duas aplicações se complementem e assegura que o Google Desktop funciona com qualquer plug-in do Spotlight que o utilizador tenha instalado no seu computador.




A compatibilidade entre o sistemas faz com que não seja necessário para os criadores de aplicações desenhar plu-ins específicos para o Google. A aplicação foi concebida a pensar na privacidade de utilização pelo que respeita a lista feita pelo Spotlight, não efectuando buscas entre estes elementos, garantem as empresas.




A utilização de pesquisas rápidas no Google Desktop é semelhante à execução de um widget, não sendo por isso necessário recorrer a um dashboard, afirma a Google.




A janela de resultados de pesquisa mostra aos utilizadores os últimos 10 itens que coincidem com o pedido de busca. No entanto, é disponibilizado um botão de pesquisa extra para o caso de não serem encontrados os elementos procurados. Neste caso são apresentados todos os elementos compatíveis com o termo de busca.




De acordo com as informações avançadas, a aplicação permite o acesso facilitado a informações alojadas nos computadores e no histórico web. A Google refere ainda que através da configuração da ferramenta é possível efectuar buscas de arquivos de música, fotos, textos, de mensagens no Gmail, entre outros.




Notícias Relacionadas:

2007-04-03 - Google Pack adiciona ferramenta de monitorização de spyware

2006-02-09 - Actualização do Google Desktop traz maior personalização da barra lateral