O Google Duplex é uma extensão do Google Assistant, o assistente de Inteligência Artificial desenvolvido pela Google. Esta extensão, apresentada em 2018, permite fazer marcações por telefone (como por exemplo em restaurantes) utilizando linguagem natural.

Até ao momento, o Duplex estava apenas disponível para os smartphones Pixel, da Google. Contudo, segundo o site XdaDevelopers, a expansão para os sistemas Android e iOS está já em andamento. Um colaborador do site demonstra mesmo ter conseguido fazer a reserva de uma mesa num restaurante através do seu Samsung Galaxy S10 Plus.

A Google tinha anunciado os seus planos para alargar o Duplex a outros smartphones que não o Pixel no mês passado, embora não se tivesse comprometido com uma data. Verifica-se, assim, que o assistente virtual já se encontra disponível para alguns utilizadores.

A reforçar estes indicadores, é ainda referido na página oficial de suporte que a funcionalidade pode ser usada nos dispositivos Android a partir da versão 5.0 ou nos iPhones com o Google Assistant instalado. No entanto, o Google Duplex está ainda limitado a 43 estados do mercado norte-americano.