O Google anunciou o lançamento de um novo projecto open source que permitirá aos criadores de software o desenvolvimento de aplicações web que funcionam offline.
Denominado Google Gears, o projecto foi apresentado durante o Google Developers Day 2007, altura em que a empresa anunciou que estava preparada para colaborar com outros fabricantes e criadores de aplicações no sentido de diminuírem os obstáculos apresentados hoje pela Internet, nomeadamente no que diz respeito ao acesso de conteúdos quando as ligações à Internet são inexistentes ou limitadas.
A longo prazo o Google pretende que o Gears ajude a indústria na criação de standards para a programação de funcionalidades que corram offline.
Desenvolvido com base em modelos de linguagem de programação já existentes, o Google Gears introduz também um novo modelo de APIs JavaScript que permite oferecer maiores capacidades às aplicações mais complexas.
A empresa já colocou a ferramenta online, em versão beta. Os interessados podem experimentar gratuitamente o plug in bastando para isso fazer o download da solução através da página oficial do Google Gears.
O Google refere ainda que alguns parceiros já demonstraram interesse em testar o Gears, nomeadamente a Adobe Systems, a Telenor, fabricante do browser Opera e a Mozilla, responsável pelo Firefox.
O Google Gears é compatível com Firefox 1.5 e Internet Explorer 6, ou com versões superiores de ambos os browsers. No futuro, a solução deverá ser compatível com o Safari da Apple.
Notícias Relacionadas:
2007-05-29 - Investigação do negócio entre Google e DoubleClick nas mãos da FTC
2007-05-28 - Google inicia fase de testes do serviço AdSense for Video
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários