O Google anunciou o lançamento de um novo projecto open source que permitirá aos criadores de software o desenvolvimento de aplicações web que funcionam offline.



Denominado Google Gears, o projecto foi apresentado durante o Google Developers Day 2007, altura em que a empresa anunciou que estava preparada para colaborar com outros fabricantes e criadores de aplicações no sentido de diminuírem os obstáculos apresentados hoje pela Internet, nomeadamente no que diz respeito ao acesso de conteúdos quando as ligações à Internet são inexistentes ou limitadas.



A longo prazo o Google pretende que o Gears ajude a indústria na criação de standards para a programação de funcionalidades que corram offline.



Desenvolvido com base em modelos de linguagem de programação já existentes, o Google Gears introduz também um novo modelo de APIs JavaScript que permite oferecer maiores capacidades às aplicações mais complexas.



A empresa já colocou a ferramenta online, em versão beta. Os interessados podem experimentar gratuitamente o plug in bastando para isso fazer o download da solução através da página oficial do Google Gears.



O Google refere ainda que alguns parceiros já demonstraram interesse em testar o Gears, nomeadamente a Adobe Systems, a Telenor, fabricante do browser Opera e a Mozilla, responsável pelo Firefox.




O Google Gears é compatível com Firefox 1.5 e Internet Explorer 6, ou com versões superiores de ambos os browsers. No futuro, a solução deverá ser compatível com o Safari da Apple.




Notícias Relacionadas:

2007-05-29 - Investigação do negócio entre Google e DoubleClick nas mãos da FTC

2007-05-28 - Google inicia fase de testes do serviço AdSense for Video

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.