O concurso de reconhecimento visual ImageNet (ILSVCR na sigla em inglês) juntou especialistas de todo o mundo num evento para saber como estão a evoluir as tecnologias neste campo. A Google também participou e acabou por levar para casa o primeiro prémio: a nova ferramenta de análise de imagens da empresa consegue reconhecer vários objetos, em simultâneo, de forma rápida e mesmo sob luminosidade condicionada.



Em comunicado a tecnológica norte-americana revela que o sistema desenvolvido pelos seus colaboradores conseguiu resultados duas vezes melhores do que aqueles conseguidos pelos vencedores do último ILSVCR.



Por exemplo, a nova tecnologia de reconhecimento da Google consegue identificar numa mesma imagem diversos elementos. Um dos exemplos dados é o de uma sala de estar, onde foi possível identificar um televisor, dois gatos e uma estante com livros.



Num outro exercício a tecnologia conseguiu distinguir corretamente as frutas que eram dispostas, mesmo sabendo que a imagem não tinha as melhores condições de luminosidade.

Noutros exemplos revelados pela Google, fica-se a saber que a tecnologia consegue fazer o reconhecimento dos elementos em tempo real e em movimento. Um dos segredos está na conjugação de elementos e na sua análise ao nível do posicionamento relativamente ao contexto.



As possibilidades para esta tecnologia são muitas como inclusão num smartphone – a empresa já tinha um projeto semelhante, o Google Goggles -, inclusão em televisores, em sistemas de videovigilância ou até em veículos automóveis. Para os projetos dos carrros sem condutor, este é um passo importante conseguido pela tecnológica de Mountain View.



Os detalhes da nova tecnologia da Google estão disponíveis de forma aberta para que outros investigadores possam dar o contributo para o trabalho ou possam a partir deste criar novas formas de reconhecimento de imagens.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico