Depois de muitos rumores e especulações, a aplicação Google Maps está outra vez disponível para iOS, isto após ter "desaparecido" em detrimento dos Apple Maps, que acabaram por desiludir utilizadores e responsáveis da marca da maçã. O serviço de geolocalização da Google está diferente e traz novidades.

O Google Maps para dispositivos Apple está atualmente mais parecido com a versão que existe para Android, e transportou algumas das características que tinha no sistema operativo do robô verde para o ecossistema da Apple. A nova aplicação tem navegação ponto-a-ponto, reconhecimento de comandos por voz, informações de trânsito em tempo real e Google Street View incorporado.

Segundo relata a imprensa especializada, a saída do Google Maps do sistema de aplicações da Apple esteve relacionada com a recusa por parte da Google em oferecer as mesmas funcionalidades disponíveis no Android aos utilizadores iOS, como a navegação ponto-a-ponto.

Depois dos erros acumulados e das polémicas em que o serviço de geolocalização da Apple esteve envolvido, a Google parece ter reconsiderado e aproveitou a oportunidade para regressar ao iPhone, iPod Touch e iPad, apostando "todas as fichas" na nova aplicação para iOS.

A gigante dos motores de busca disponibilizou ainda o kit de desenvolvimento do Google Maps para programadores, que vai permitir aos developers integrarem o sistema de mapas, em navegação 2D, 3D ou link direto, nas aplicações de terceiros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico