O Google uniu-se a um grupo de empresas tecnológicas para criarem em conjunto um standard que facilite aos criadores de software o desenvolvimento de programas para redes sociais. Entre os colaboradores do projecto encontram-se empresas como a LinkedIn, Friendster, Plaxo, Ning e outras como a Oracle e a Salesforce.



O objectivo é criar um ponto de partida para a criação de ferramentas que permitam a partilha de música, fotos, vídeos e outras aplicações que facilitem a troca de ficheiros e acrescentem pontos de interesse às redes sociais.



A estratégia denomina-se OpenSocial e reflecte a necessidade cada vez maior de acompanhar as tendências das redes sociais online que apresentam novas ofertas praticamente todos os dias. Basta lembrar o caso do Facebook que desde Maio já conta com quase 6 mil novas aplicações.



Apesar de o Google confirmar a existência deste grupo de trabalho a plataforma não deverá estar pronta antes do final do ano. A empresa anuncia que irá incluir alguns dos widgets criados na sai própria rede social, o Orkut, que até à data não tem atraído muitos utilizadores para além dos da América Latina.


Notícias Relacionadas:

2007-10-19 - Receitas do Google aumentam 57% no terceiro trimestre