O Google uniu-se a um grupo de empresas tecnológicas para criarem em conjunto um standard que facilite aos criadores de software o desenvolvimento de programas para redes sociais. Entre os colaboradores do projecto encontram-se empresas como a LinkedIn, Friendster, Plaxo, Ning e outras como a Oracle e a Salesforce.
O objectivo é criar um ponto de partida para a criação de ferramentas que permitam a partilha de música, fotos, vídeos e outras aplicações que facilitem a troca de ficheiros e acrescentem pontos de interesse às redes sociais.
A estratégia denomina-se OpenSocial e reflecte a necessidade cada vez maior de acompanhar as tendências das redes sociais online que apresentam novas ofertas praticamente todos os dias. Basta lembrar o caso do Facebook que desde Maio já conta com quase 6 mil novas aplicações.
Apesar de o Google confirmar a existência deste grupo de trabalho a plataforma não deverá estar pronta antes do final do ano. A empresa anuncia que irá incluir alguns dos widgets criados na sai própria rede social, o Orkut, que até à data não tem atraído muitos utilizadores para além dos da América Latina.
Notícias Relacionadas:
2007-10-19 - Receitas do Google aumentam 57% no terceiro trimestre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários