A funcionar em mais de 100 modelos de equipamentos móveis, de acordo com informações disponibilizadas ontem, o sistema operativo móvel Android tornou-se fortemente popular e exige da Google, que o promove, a capacidade de renovação constante das novidades a ele associadas.



Com uma nova versão da plataforma prestes a chegar ao mercado, a loja que suporta o sistema operativo também vai ser alvo de mudanças para agradar aos utilizadores.




Entre as novidades, que serão integradas na loja ao longo das duas próximas semanas, está uma nova apresentação do serviço em modo carrossel. A ideia é facilitar a visualização das aplicações disponíveis, entre novidades e mais descarregadas, saltando entre categorias também de forma mais fácil, promete a Google. Com o mesmo objectivo o tamanho das apresentações também passa a ser maior e a aposta em vídeos promocionais do YouTube ganha espaço.



Cada aplicação disponibilizada contará com informação mais pormenorizada. Em parte esta novidade já tinha sido revelada, quando a Google adiantou que iria introduzir um novo sistema de classificação nas aplicações disponíveis neste mercado virtual, mas há mais mudanças a este nível. O novo mecanismo de informação associada a cada aplicação disponível, também facilita a consulta de aplicações relacionadas com a que está a ser visualizada, ou descarregada naquele momento.



Há ainda para descobrir duas novas categorias na loja: live wallpaper e widgets e o sistema de devolução das aplicações adquiridas também foi melhorado. Até agora a devolução era permitido até 24 horas após a compra, com a nova versão da loja a operação passa a ter de realizar-se nos 15 minutos seguintes à aquisição.



As alterações vão ficar disponíveis para utilizadores das versões 1.6 e superiores de sistema operativo Android.



Nota de redacção: Alterada indicação do período de troca de aplicações adquiridas.