A Google quer dar mais força ao conceito do Chromebook e acaba de lançar dois novos modelos, um portátil e o primeiro desktop, em conjunto com a Samsung. Apesar da adesão pouco entusiástica aos equipamentos lançados no ano passado - sobre os quais não são revelados números -, a gigante da Internet não desiste do conceito nem do sistema operativo ChromeOS.

Os novos modelos Chromebook da Samsung são mais poderosos do que as primeiras versões com ChromeOS e a Google adicionou também ferramentas de gestão que fazem falta para a integração mais fácil em ambientes empresariais.

O Samsung Series 5 550 Chromebook e o desktop Samsung Chromebox Series 3 - o primeiro Chromebook de secretária - integram processadores Intel dual core mais rápidos, ecrãs de 12,1 polegadas nos portáteis e 16 GBytes de armazenamento em flash.

[caption]Nome imagem[/caption]

O preço dos novos modelos é de 449 dólares para ligação Wi-Fi e 549 dólares para quem optar por conectividade 3G, valores mais elevados do que os Chromebooks originais. O Chromebox vai custar 329 dólares, o que corresponde apenas à "caixa" do desktop e precisa de adicionar um monitor, teclado e rato.

A Google não tem parado de atualizar o ChromeOs desde o seu lançamento no ano passado e já lançou oito updates estáveis que garantiram novas funcionalidades e melhorias, mas promete mais para os próximos meses.

Os novos Chromebook e Chromebox vão estar à venda a partir de hoje nos Estados Unidos e no Reino Unido, através de parceiros de retalho online, e chegarão a "outros países selecionados" nas próximas semanas. No site há a indicação de França, Espanha, Itália e Holanda, mas não há qualquer referência a Portugal nessa lista.

Abaixo reproduzimos o vídeo de apresentação dos novos modelos, preparado pela Google e com locução em inglês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador