A Google pode ter expedido cerca de 2,1 milhões de computadores Chromebook no ano passado. A esmagadora maioria das vendas – 89% - aconteceram no mercado norte-americano, mas a estratégia mais global da empresa relativamente a estes equipamentos vai surtir efeitos.



Estima a empresa de análise ABI Research que dentro de seis anos as vendas dos Chromebook vão atingir os 11 milhões de unidades. Um dos analistas refere mesmo à PCWorld que os Chromebook são uma “força disruptiva” no segmento dos computadores de pequenas dimensões.



Em comparação, a nível de vendas e não de dispositivos, a Apple vendeu 4,6 milhões de computadores Mac durante o mesmo ano. Mas os números da Google ainda são residuais sabendo que em 2013 foram comercializados mais de 300 milhões de PC desktop e portáteis.



É de referir no entanto que enquanto todo o mercado dos computadores está a cair, os portáteis com o Chrome OS da Google estão em fase de crescimento.



A ABI Research estima que a Google tenha conseguido receitas média de 338 dólares por equipamento no ano passado.



Para o bom momento dos Chromebook tem contribuído a alteração dos hábitos de consumo – muito mais focados na Internet – e a grande lista de fabricantes parceiros: Samsung, Asus, HP, Toshiba, Acer, LG e Lenovo pertencem ao grupo de trabalho do Chrome OS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico