E ao segundo dia da conferência, a Google apresentou a Google TV. O (muito antecipado) serviço tem a ambição de promover o encontro entre a Internet e a televisão, trazendo a navegação na Web para a sala de estar - e para os ecrãs HD da Sony, por exemplo.

Na tarefa, a Google conta com parceiros de peso como a Intel, a Sony ou a Logitech, no que respeita ao hardware, mas também Best Buy, Dish Network ou Adobe, que manifestaram o seu apoio à iniciativa subindo ao palco da Google I/O 2010.

Tal como o TeK tinha antecipado há cerca de dois meses, a plataforma de TV é baseada no sistema operativo Android, utiliza o browser Chrome e vai permitir a navegação por todo o tipo de sites (garantindo, por exemplo, suporte ao Flash) e acesso a aplicações do Android Market, confirmou a empresa.

O lançamento comercial nos Estados Unidos está previsto para o "Outono de 2010", lê-se no comunicado à imprensa, mas não são apresentados dados sobre uma possível expansão para a Europa.

A Intel fornece os chips Atom CE4100 que serão integrados nos dispositivos que suportam o serviço: a Logitech vai vender caixas descodificadoras que vão permitir aceder à Google TV em televisões que não tragam o software de origem e a Sony vai começar a integrá-lo nas suas Internet TVs, bem como em alguns leitores de Blu-ray com ligação à rede.

O anúncio de ontem veio corroborar as características avançadas em Março, mas continuam sem ser conhecidos detalhes como preços previstos para o serviço ou equipamentos a ele destinados - como os teclados que a Logitech está a criar para navegação na Web a partir do sofá ou a câmara HDTV para vídeo chat através da Google TV.

Outra das novidades é a possibilidade de serem desenvolvidas aplicações que vão permitir transformar um smartphone num comando para o serviço.

A empresa anunciou ainda a disponibilização, para breve, de APIs de TV para aplicações de Internet, encorajando os programadores a criar aplicações de Internet para a sua nova plataforma. Ficou também prometido que a nova actualização do Android SDK, que chega ainda este ano, suportará aplicações desenvolvidas para a Google TV.