Foi hoje aprovado em Conselho de Ministros a criação de uma Unidade de Tecnologias de Informação de Segurança - UTIS. Segundo a informação do Governo, este será um serviço dotado de autonomia administrativa, cujo funcionamento e organização estará a cargo de pessoal das entidades da responsabilidade do Ministério da Administração Interna (MAI).

Os trabalhos desta unidade passam pela prestação de serviços partilhados aos serviços centrais de natureza operacional e de suporte do referido ministério.

Para isso, deverá contribuir para a constante "modernização dos sistemas de informação" assim como para a "promoção da interoperabilidade entre as tecnologias de informação e comunicações das estruturas e organismos", diz o Conselho em comunicado.

Outras funções passam pela disponibilização das TIC de uso comum ou partilhado, garantia dos níveis de segurança adequados no acesso, comunicação e armazenamento da informação e racionalização da aquisição e uso dos meios e recursos tecnológicos disponíveis.