Está marcado para o início da tarde a assinatura de um novo protocolo entre a Intel e o Governo português, desta vez no âmbito do programa e-iniciativas que pretende distribuir mais de 500 mil notebooks aos alunos do 10º ano, professores do ensino básico e secundário e formandos do Novas Iniciativas. O memorando pretende facilitar a introdução da plataforma Centrino Pro nos equipamentos a distribuir pelas operadoras móveis neste programa e será assinado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o vice-presidente da Intel, John E. Davies.

As especificações mínimas inicialmente definidas pelo gabinete que coordena a implementação do programa e-iniciativas não previa a utilização desta nova plataforma da Intel, lançada já no Verão, mas na prática os computadores que estão a ser apresentados pelos operadores móveis - da Fujitsu Siemens e da Toshiba - já estão equipados com a nova plataforma, pelo que o memorando só formalizará uma situação já existente.

Fonte do gabinete do ministro Mário Lino explicou ao TeK que o protocolo permitirá que a Intel pratique condições mais favoráveis na disponibilização das plataformas para estes notebooks, o que deverá ser feito junto dos fabricantes de computadores portáteis que por sua vez vendem depois o equipamento aos três operadores móveis nacionais envolvidos no projecto e-iniciativas.

A Intel já tinha aparecido como parceira desta iniciativa aquando do seu lançamento em Junho, tal como a Microsoft e alguns fabricantes de notebooks.

O TeK está a tentar confirmar junto da Intel quais as consequências práticas deste protocolo e como será operacionalizado - já que as fabricantes negoceiam a nível internacional e centralmente o fornecimento dos equipamentos - mas não foi possível obter resposta até à hora de publicação desta peça.

A mesma fonte do Gabinete de Mário Lino garantiu também que este protocolo está limitado ao programa e-iniciativas não contemplando mais nenhuma iniciativa ou investimento da Intel para Portugal

Notícias Relacionadas:

2007-09-11 - Optimus e TMN investem fatia significativa de contrapartidas da SI no e-escolas
2007-09-11 - Programa e-escolas inicia entrega de portáteis a alunos e professores
2007-08-31 - Governo entrega mais 900 computadores a frequentadores do programa Novas Oportunidades

2007-07-24 - TMN investe 150 milhões de euros para garantir fornecimento de 300 mil PCs ao programa e|iniciativas

2007-07-21 - Primeiros portáteis entregues a formandos de Programa Novas Oportunidades

2007-06-05 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo

2007-05-31 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis