Mostrando o empenho continuado da IBM no desenvolvimento de tecnologia baseada em open source, foi anunciada na sexta feira passada a assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo brasileiro e a Big Blue que visa a promoção de sistemas operativos e software de código aberto. Esta parceira junta-se a vários acordos semelhantes que a empresa tem estabelecido com Governos de diversos países, entre os quais se contam o Reino Unido e a Rússia.



A carta de intenção agora estabelecida com o Governo brasileiro foi assinado pelo Ministro da Casa Civil da Presidência da República,José Dirceu, e o presidente da IBM Brasil, Rogério Oliveira e numa primeira fase o desenvolvimento deverá centrar-se na utilização de sistemas operativos como o Linux no sector público de forma a criar uma infra-estrutura e preparar os recursos profissionais.

Os dois lados acreditam que este acordo poderá ajudar a fomentar a utilização de software baseado em padrões abertos no país, até porque a comunidade open source no Brasil é já bastante activa. Para além de outras formas de cooperação, que estão já a ser preparadas, a adopção do Linux no sector público é um dos objectivos principais, afirmando Rogério Oliveira, presidente da IBM Brasil, em comunicado, que "o sector público pode ser muito beneficiado já que os padrões abertos trazem interoperabilidade, custos mais baixos e maior escalabilidade".

Ainda no início da semana passada o Gabinete de Comércio do Reino Unido anunciou uma iniciativa para a promoção de maior concorrência no sector público, que passa por uma série de projectos envolvendo open source e o sistema operativo Linux em departamentos do Governo Central e no sector público, afirma a IBM em comunicado. Ao todo são nove os projectos em que a IBM está a trabalhar com o Governo do Reino Unido, fornecendo hardware, software e serviços baseados em Linux.

Também na semana passada a IBM comunicou estar a desenvolver uma parceria com o Governo Russo para a criação de um centro de competências de Linux em Moscovo. O Linux Competency Center é patrocinado pela IBM, o Governo russo e Universidades e visa promover a utilização prática e desenvolvimento de aplicações e soluções baseadas em standards abertos.

De acordo com um comunicado da IBM, mais de 175 governos em todo o mundo estão já a desenvolver projectos Linux para explorar "vantagens sobre a utilização de software proprietário, nomeadamente reduzidos custos de infra-estrutura, maior controlo sobre as aplicações e dados e melhor segurança e acesso".

Notícias Relacionadas:

2003-01-15 - Microsoft autoriza governos a analisarem código fonte

2002-07-09 -Relatório da CE apela à adopção do software open source na administração pública

2002-06-04 - IBM acorda com Governo alemão introdução do Linux na Administração Pública