O governo pretende reduzir a fatura das Tecnologias da Informação em mais de 500 milhões de euros, mais de metade dos custos anuais que esta área representa hoje em dia.
O objetivo será alcançado através uma estratégia que já começou a ser delineada e que visa toda a Administração Central. Como avança a TSF, a nova estratégia do governo para as Tecnologias da Informação vai assentar em 25 medidas de racionalização, detalhou à rádio Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares.
De acordo com os números do governo, os gastos da administração central com Tecnologias da Informação triplicaram entre 2008 e 2010. Nessa altura os custos com TI ascenderam a 839 milhões de euros.
"Esta é uma política de poupança estrutural e nós prevemos uma poupança que vai chegar até 500 milhões de euros na Administração Central", disse o ministro, garantindo que um dos planos do governo é promover uma maior aposta no software livre, adotando uma postura de maior abertura nesta área.
Contudo, as primeiras medidas de poupança vão passar pela partilha de recursos entre serviços e ministérios, nomeadamente no que se refere aos centros de processamento de dados.
O governo pretende impor uma "maior centralização de recursos, centralização de servidores e penso que era muito positivo que a própria Administração Local e Regional seguissem este caminho", acrescentou o mesmo responsável.
Ao longo dos próximos três meses a situação atual vai ser analisada, nos diversos ministérios. É desse processo de análise que surgirão decisões relativamente às medidas a implementar e aos serviços que podem partilhar recursos.
Note-se que numa comunicação da Agência Nacional de Compras Públicas esta semana, a área das Tecnologias da Informação também foi apontada como um dos alvos de novos acordos-quadro a lançar este ano pelo organismo que atua ao nível da centralização das compras do Estado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários