A iniciativa e-escolas foi hoje distinguida oficialmente pela Toshiba Europa com o Best European Project Award. O prémio foi entregue por Noriaki Hashimoto, presidente da filial europeia da fabricante, ao Primeiro-Ministro, José Sócrates, que se fez acompanhar pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.



O projecto promovido pelo Governo foi reconhecido internacionalmente pelo contributo decisivo que trouxe ao país, quer a nível da Sociedade da Informação quer no que diz respeito ao incentivo educacional associado à acção.



João Amaral, da Toshiba Portugal, frisou que o programa e-escolas é destacado pela "inovação e impacto" que trouxe para a sociedade actual e pela "mudança que representa no paradigma da educação".



Por sua vez, o responsável europeu, Noriaki Hashimoto, congratulou o Governo de Sócrates pela promoção do e-escolas e referiu que "se no passado Portugal ajudou o Japão a dar o salto tecnológico, agora é o Japão que traz a sua melhor tecnologia para Portugal com o intuito de promover o desenvolvimento da nação".



Por fim, José Sócrates recebeu o prémio e destacou que o e-escolas é o "programa mais emblemático do Plano Tecnológico e é um sucesso". O primeiro-ministro destacou que até à data já foram recebidos e aceites 100 mil pedidos de aquisição de computadores no âmbito do projecto e hoje era ultrapassada a meta dos 40 mil equipamentos entregues, já que na sessão fora distribuídos 60 portáteis a professores e alunos beneficiários do programa.



Sócrates acabou a sua intervenção referindo que esta distinção é uma mais valia e o reconhecimento do trabalho de todo o pais e frisou que esta oportunidade é benéfica para o mercado, uma vez que pode levar "os operadores a criarem uma nova oportunidade de negócio com a criação de pacotes específicos de acesso" aos beneficiários do programa.



Notícias Relacionadas:

2007-11-06 - Iniciativa e-escolas galardoada pela Toshiba Europa