A partir da próxima semana os funcionários do governo federal suíço deixam de ter acesso ao Facebook. A rede social passa a ser morada proibida em seis dos sete ministérios que compõem o Governo.

A medida é uma segunda tentativa para conter os elevados índices de utilização da plataforma durante o horário de trabalho. Um estudo realizado no início do ano pelo gabinete federal suíço da informação e telecomunicações apurou que o Facebook era o segundo site mais visitado no universo da administração federal.

Depois de apurados estes dados foi enviado um alerta aos funcionários para que moderassem a utilização da rede social durante o seu horário de trabalho. Após o aviso - feito em Maio - chegou a registar-se um ligeiro decréscimo nos acessos ao site mas o tráfego associado ao carregamento de conteúdos para a plataforma continuou em alta.

Neste segundo esforço para reduzir as horas de Facebook nas horas de trabalho, as medidas são mais rígidas e o acesso é pura e simplesmente bloqueado.

Só os funcionários do ministério dos negócios estrangeiros continuam a ter acesso não controlado à rede social. Os restantes podem solicitar autorizações específicas, caso precisem de aceder por razões profissionais.

De sublinhar que a restrição prestes a entrar em vigor na Suíça não é uma novidade. Os funcionários públicos de Zurique também já estão a sofrer as consequências de uma medida idêntica, que proíbe o acesso a qualquer rede social durante o horário de trabalho.

Os alertas relativos aos perigos das redes sociais e ao alcance que pode ter a informação pessoal lá colocada também têm estado na ordem do dia. Ainda esta semana Obama focou o assunto para uma plateia de adolescentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.