Os sistemas informáticos que suportam o processo eleitoral das Autárquicas vão ser reforçados pela Equipa para os Assuntos da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica. A medida foi aprovada no Conselho de Ministros que teve lugar hoje, 16 de maio.

No comunicado os sistemas informáticos incluem-se dentro dos pontos que "merecem particular atenção", de modo a assegurar o melhor funcionamento possível do ato eleitoral que deverá ter lugar entre o final de setembro e o início de outubro.

A capacidade dos sistemas informáticos públicos esteve em causa esta semana depois de o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) terem alertado o Ministério da Justiça para a incapacidade da rede informática judicial em aguentar a transferência de processos relativa à nova organização jurídica proposta.

Também a rede informática das Finanças tem apresentado problemas de funcionamento já que o site da Autoridade Tributária tem estado constantemente indisponível, o que levou a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas a emitir um alerta para o respetivo ministério.

O Conselho de Ministros deu ainda destaque à necessidade de adaptar a base de dados do recenseamento eleitoral, que vai sofrer alterações provocadas pela reorganização administrativa local que está em curso.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico