A Hewlett-Packard irá certificar e passar a suportar nos seus servidores standard a aplicação de base de dados MySQL e servidor aplicacional baseado em Java JBoss.



Mediante o acordo, tanto a MySQL AB como a JBoss irão integrar o HP Partner Program e trabalhar conjuntamente com a gigante da informática no suporte de engenharia e testes. Está igualmente prevista a cooperação na área do apoio a clientes.



Com os acordos agora divulgados, a Hewlett-Packard irá oferecer um único ponto de suporte para clientes que queiram correr vários layers de software livre, nomeadamente produtos Linux, MySQL e JBoss. "Estamos a oferecer suporte completo a um ambiente open source", garantiu Martin Fink, vice-presidente para a área de Linux, citado pela C|Net.



A HP tem vindo a mostrar um interesse crescente pelo software open source desde a sua fusão com a Compaq. Recentemente, começou a trabalhar com a Novell para colocar Linux nos seus computadores desktop. Também promoveu o mesmo sistema operativo para os seus servidores Intel e foi uma das primeiras empresas a falar em indemnizar clientes Linux contra as acções judiciais conduzidas pelo SCO Group (ver Notícias Relacionadas).



"A HP está a tomar a dianteira na demonstração da importância do software open-source no suporte de custo efectivo da computação empresarial, apostando no Linux como um bloco coeso", refere Marten Mickos, director executivo da MySQL em comunicado. A start-up sueca MySQL tem vindo a crescer durante os últimos anos para se tornar num player à altura do software SQL da Microsoft para os utilizadores de base de dados de gama baixa.



Entretanto, a JBoss transformou-se numa das principais escolhas para correr aplicações Web baseadas em Java. As duas empresas formaram uma parceria no início deste ano para comercializarem juntamente os seus produtos a grandes empresas.



Notícias Relacionadas:

2004-03-25 - HP aposta em PCs Linux depois de estender acordo com Novell

2004-03-16 - Hewlett-Packard vende PCs com Linux na Ásia

2003-09-24 - HP poderá indemnizar clientes Linux face a eventual processo da SCO