A Hewlett-Packard garantiu ontem outra vez o seu apoio aos padrões abertos para a computação em grelha durante o oitavo encontro do Global Grid Forum (GGF), a decorrer em Seattle de 24 a 27 de Junho. A empresa demonstrou o seu suporte ao contribuir com um conjunto de aplicações para essa associação responsável pela implementação de standards para a tecnologia grid.

Este software, denominado Smart Framework for Object Groups mas também conhecido por SmartFROG, permite uma configuração mais fácil das grids informáticas. A HP planeia também integrar o pacote no seu software de gestão OpenView.

As empresas do sector esperam que a tecnologia de computação grid venha dentro de poucos anos permitir um cenário em que computadores de diferentes departamentos ou organizações possam estar ligados entre si para funcionarem em conjunto na execução de tarefas que requerem um elevado poder de processamento computacional.

O objectivo da HP é transformar esta tecnologia de um veículo da comunidade científica numa verdadeira arquitectura empresarial comercial e robusta. O GGF é um consórcio responsável pela criação dos padrões utilizados para ligar computadores entre si sob a forma de grelhas. Alguns dos problemas que esta actividade coloca incluem determinar como é que as grids descobrem automaticamente e acrescentam novos dispositivos, de que forma é que as tarefas computacionais são programadas e como é que é concedida autorização aos utilizadores para empregarem recursos partilhados na grid.

Apesar de os boatos em relação à computação em grelha terem ultrapassado as suas capacidades reais, a tecnologia é um passo em frente em direcção a um modelo utilitário da informática. A computação grid permite que as companhias dediquem recursos não-utilizados aos problemas mais críticos em qualquer altura. Mas, ao contrário do que a HP e outras companhias esperavam, as grids têm sido sobretudo implementadas como ferramentas de investigação, não tendo servido para abrir novos mercados comerciais.

Notícias Relacionadas:
2002-04-10 - HP alarga computação em grelha à utilização comercial
2002-02-19 - IBM e Microsoft apostam em projecto de computação em grelha para serviços da Web