A Hewlett-Packard deve anunciar hoje o lançamento de uma nova linha de PCs desktops empresariais baseados em processadores Athlon da AMD, revelou a publicação online C|NET, citando fontes anónimas. Este anúncio foi ainda hoje confirmado pela HP em comunicado oficial, apresentando a nova linha HP Business Desktop d325 destinada a pequenas e médias empresas, bem como a clientes governamentais.



O HP Business Desktop d325 integra o processador AMD Athlon XP 3000+ ou outras versões mais lentas, para além de uma placa gráfica GeForce4 MX da Nvidia, suporte integrado de funcionalidade de duplo monitor, podendo conter um disco rígido com 160 GB de espaço e até 2 GB de memória DDR SD-RAM, bem como uma drive combo 48x CD-RW/DVD-ROM.



A HP tem surgido entre o grupo das maiores fabricantes mundiais de computadores pessoais como uma das mais fortes aliadas da AMD. Apesar da Gateway e da IBM terem abandonado a utilização de chips da Advanced Micro Devices nos seus PCs nos anos mais recentes, a HP continuou a empregar os processadores Athlon em portáteis e desktops para consumidores.



No passado mês de Agosto, a companhia deu início à comercialização do Compaq D315, um computador desktop a pensar nas pequenas e médias empresas, naquela que foi a primeira vez que uma das maiores fabricantes mundiais de PCs incluiu um chip da AMD numa máquina destinada ao mercado empresarial.



Apesar do fraco êxito alcançado junto das gigantes de informática, a AMD tem conseguido comercializar os seus chips junto do mercado empresarial, embora sobretudo através de fabricantes de menores dimensões funcionando em mercados estrangeiros. Os seus chips custam frequentemente menos do que os da Intel. Desde o início do ano que a HP tem recorrido a descontos para conquistar quota de mercado ou, pelo menos, manter a sua posição inalterada no mercado dos PCs face à sua rival Dell.



Ao mesmo tempo, a HP permanece uma das principais clientes dos chips Crusoe da Transmeta, empregando o modelo TM 5800 no seu Tablet PC. No início deste mês, a companhia lançou novos desktops empresariais incorporando o chipset 865 - conhecido pelo nome de código Springdale - da Intel. A fabricante de PCs também planeia introduzir no mercado durante o segundo trimestre deste ano o seu primeiro computador portátil baseado no conjunto Centrino de chips da Intel.


Notícias Relacionadas:

2003-02-11 - AMD anuncia processador de elevado desempenho Athlon XP 3000+

2002-08-19 - HP lança PC empresarial com processador AMD Athlon



Nota de Redacção (16:32 2003-06-02): A notícia foi alterada face à confirmação oficial da informação divulgada hoje à tarde pela Hewlett-Packard.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.