A Hisense apresentou hoje em Lisboa, no estádio de Alvalade, a sua nova gama de produtos para 2024. Embora o foco sejam os televisores e soundbars, a marca também expandiu a sua linha de eletrodomésticos, incluindo frigoríficos, fornos e sistemas de climatização, estreando-se no mercado português.
A fabricante, que é patrocinadora do UEFA Euro 2024, começou a sua apresentação com um balanço da sua presença em Portugal nos últimos quatro anos. Pedro Santos, head office da Hisense em Portugal, salientou a história da empresa, que começou em 1969, mas que em 1993 se tornou na marca que conhecemos atualmente. A empresa continua a ser a número 1 do mundo nos sistemas de televisores laser TV. Mas atualmente já fornece ecrãs a diversas indústrias, incluindo para a medicina. Tem 23 centros de investigação espalhados pelo mundo.
A empresa tem mais de 100 mil colaboradores em todo o mundo e é atualmente a número 2 em 2023 em exportação global de televisores. No mercado chinês diz ser a número em valor de TVs e frigoríficos. E já tem alguns registos de liderança em alguns mercados como o Japão, Reino Unido e África do Sul.
Veja na galeria imagens dos produtos da Hisense expostos no evento em Alvalade:
A Hisense tem vindo a comprar outras empresas, como a Toshiba, focando-se sobretudo na área de consumo, mas também se tem expandido para B2B. Desde 2008 que a empresa se tem aproximado do desporto, dando o nome à arena do Open da Austrália, mas está presente na Formula 1, Nascar e futebol. Tendo fechado patrocínios com o Paris San German e agora com o Sporting.
Em Portugal, os principais pilares são os televisores, eletrodomésticos, produtos de encastre e agora também aparelhos de ar condicionados. A empresa já tem um peso de 53,1% da quota em televisores MiniLed no país, 12,4% em LED e QLED representa 20,4%.
Para as televisões, a empresa aposta na inovação de produto e afirma que os consumidores portugueses reconhecem a marca. Assume-se como a terceira marca em Portugal, com uma quota de 12,8% de mercado, com um crescimento de 1,2% face ao ano anterior. A empresa tem vindo a fechar parcerias com marcas nacionais, como o Sporting, a Sport TV, Glovo, Sagres e outros.
A empresa continua a investir nesta tecnologia, tendo 505 patentes atribuídas e mais de 900 submetidas. A sua gama premium mantém a aposta no MiniLED está presente na gama QLED. Reforça ainda o seu novo processador Hi-View Engine, utilizando a inteligência artificial para upscaling de 4K. A tecnologia Quantum Dot, que é um filtro de cor capaz de reproduzir mais de mil milhões de cores. As gamas QLED e ULED são os modelos da Hisense com esta tecnologia.
Foi ainda reforçado a tecnologia de ecrã de baixo reflexo, tornando difícil visualizar conteúdos em dias com muito sol com as janelas abertas. O modo de jogo 144 Hz é direcionado ao gaming, para evitar que a imagem se arraste, tornando a jogabilidade mais fluida.
No que diz respeito aos novos modelos, a marca destaca a linha Hisense UXN topo de gama, prometendo a estreia de tecnologia de ponta, oferecendo uma experiência visual mais detalhada. Os modelos da linha contam com a tecnologia de retroiluminação MiniLED X, o motor Hi-View Engine X e a tecnologia Quantum Dot. Os modelos têm um brilho máximo de 5.000 nits.
Novos modelos de televisor para gaming MiniLED
Os modelos UX MiniLED começam nos 2,269 para tamanhos de 65 polegadas. A gama U8 MiniLED começa nos 1.599 euros para 65 polegadas. A linha U7 começa nos 929,99 euros para 55 polegadas. E a linha de entrada U6 começam nos 769,99 euros para modelos de 55 polegadas. Todos os televisores têm comandos com alimentação solar. E para quem perde o comando, os televisores têm uma tecnologia para encontrar o mesmo. Basta premir um botão no televisor para o comando fazer um som ou se tivermos no sofá podemos dar comando de voz.
Na categoria de Laser TV, os novos modelos 4K continuam a querer satisfazer os utilizadores que gostam de cinema em casa. Os modelos gastam menos 50% de energia face aos convencionais, são construídos com 91% de elementos recicláveis e têm menos cansaço ocular. A linha conta com diferentes projetores, uns que necessitam estar mais próximos da parede, uma vez que já têm tela integrada, até 120 polegadas. Os modelos laser Cinema requerem uma tela externa e podem ir até 130 polegadas.
O Mini Projetor Hisense C1 é o primeiro com Dolby Atmos e Dolby Vision, oferecem 4K de resolução. O modelo faz correção automática de objetos, ou seja, este deteta e desvia a projeção. Começa por 300 polegadas, mas se detetar uma pessoa ou mesmo uma ficha elétrica, o sistema desvia, diminui o tamanho, mas elimina as interferências. Funciona com o Netflix, Disney+ e YouTube.
Na categoria de áudio, a empresa tem três séries, do topo de gama Série U à entrada de gama de HS. A Party Rocker HP110 é uma coluna inteligente de 300 W que foi lançada em 2023, mas que a fabricante vai reforçar este ano. Tem modos de karaoke e feitos de luz, assim como capacidade de carregamento inverso wireless para alimentar telemóveis.
A nova AX512H é uma soundbar 5.1.2 com colunas wireless, que chega ao mercado por 399 euros. A HS3100 é a gama de entrada por 199 euros. No último trimestre do ano vai ser lançado um modelo de televisor com um design semelhante a um quadro, o Hisense CanvasTV.
Com uma quota de mercado reforçada no terceiro lugar, Pedro Santos disse ao SAPO TEK que a ambição é aproximar-se da Samsung no segundo lugar da quota de mercado "e pensar nos próximos anos que é almejar alcançar o número 1 no mercado".
Linha de eletrodomésticos em estreia no mercado português
Na linha de eletrodomésticos, a empresa tem frigoríficos, máquinas de roupa e secar, máquinas de lavar loiça, fornos e placas. Na linha de frigoríficos, os sistemas de conservação e os grandes espaços dos interiores são o destaque. No cooling, os dispensadores de água fresca e gelo. A empresa diz que os televisores e os frigoríficos comunicam entre si, utilizando a sua aplicação ConnectLife no smartphone.
Alguns dos modelos de frigoríficos têm um ecrã integrado, onde pode gerir os alimentos e criar listas de compras, assim como aceder a receitas. Pode emparelhar o smartphone e transmitir conteúdos, desde vídeos a correr no próprio frigorifico. A empresa destacou as linhas mais refinadas, salientando que as famílias passam cada vez mais tempo nas cozinhas e por isso reforçou as funcionalidades de conetividade. Pedro Santos explicou ao SAPO TEK que os frigoríficos americanos e as máquinas de lavar com IA são as grandes novidades e apostas para este ano da marca, em estreia no mercado. Com estes novos produtos de eletrodomésticos, a Hisense espera alcançar uma quota de mercado de 10%.
Nas máquinas de roupa, na Série 3S, a empresa apostou na eficiência energética, com categoria A -30%. Os sistemas de doseamento automático, programa de ajuste automático de lavagem, utilização de materiais antibacteriano nas principais características.
Os programas de autolimpeza e saída de excesso de vapor são algumas das funcionalidades da máquina de lavar loiça. Tem programas de meia carga, para poupar tempo e água, destacando-se o de 15 minutos.
A linha de cooking é composta por fornos compactos, máquinas de café, Air Fry e aparelhos de encastre. OS fornos têm capacidade de 77 litros, quando a média do mercado é de 72 litros.
Os sistemas de ar condicionados são uma aposta da empresa, com a oferta de uma linha comercial tanto para o consumidor, como para empresas. Os modelos portáteis, mais procurados no verão, também estão disponíveis na sua oferta, destacando-se por ter conexão Wi-Fi. Também os desumidificadores fazem parte do seu catálogo, com indicador digital para quando está cheio. E pode ser adaptado com uma drenagem para o jardim. Tem um sistema de secagem de roupa.
A Hisense aposta ainda na qualidade do ar dos seus equipamentos, sistemas anti-mofo e outros elementos de bem-estar. A empresa diz que tem uma certificação do seu mono Hi-Nano com capacidade de eliminação de 93,54% do COVID. Os elementos inteligentes estão também presentes nos seus sistemas de ar condicionados, desde comandos de voz a gestão da intensidade das ventoinhas. O sensor de IA deteta também a posição das pessoas, permitindo ajustar o fluxo do ar fresco na direção de quem gosta de ter “o fresco nas costas”. Tem ainda comandos por voz através do comando à distância. O sistema de IA também vai aprendendo com o utilizador, as horas em que é mais utilizado e ajusta-se.
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