O “tráfego” espacial vai estar hoje bem “congestionado” com o lançamento de quatro missões distintas. A primeira é a SpaceX que vai lançar no espaço o satélite GPS de nova geração para a Força Aérea dos Estados Unidos, a partir do Cabo Canaveral. A hora de lançamento está prevista para as 14:11 (hora de Lisboa) e pode acompanhar em direto no site oficial da SpaceX. A missão tem uma janela de lançamento de 26 minutos, e o satélite chegará à órbita média da Terra em aproximadamente duas horas.

Depois da SpaceX segue-se a Blue Origin, que enviará ao espaço a cápsula New Shepard a partir de West Texas. Trata-se do décimo voo de teste não tripulado, do veículo reutilizado. A empresa de Jeff Bezos irá transportar nove experimentos da NASA, no programa “Flight Opportunities”, destacando que a carga contém tecnologia de investigação com papel de aperfeiçoar a tecnologia para uma futura presença humana no espaço. Será possível acompanhar a missão da Blue Origin, que arranca às 14:30, no site oficial da empresa.

Às 16:37 é a vez da Agência Espacial francesa Arianespace lançar no espaço o foguetão Soyuz Flight VS20, carregando o satélite CSO-1 para o exército e Ministério da Defesa Francesa, destinado a questões de defesa e aplicações de segurança. O lançamento será feito a partir de Kourou, na Guiana Francesa e será o 11º e último lançamento do ano da empresa. Será possível seguir as operações de lançamento a partir do site oficial da Arianespace.

Por fim, o último “autocarro” para o espaço parte já de madrugada, às 1:57 (no dia 19) pela United Launch Alliance. Será lançado o foguetão Delta IV Heavy carregando a nave espacial classificada NROL-71, em empreitada pelo Departamento de Reconhecimento Nacional dos Estados Unidos. Este será lançado a partir da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. Mais uma vez, poderá assistir em direto ao lançamento no site oficial da ULA. Estima-se, no entanto, que as condições meteorológicas não sejam as ideais para manter o horário previsto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.