
O ciclo de conferências "A Inteligência Artificial em Interação no Mundo Físico" arranca a 20 de junho com o fórum inaugural mas a agenda estende-se até fevereiro de 2026, passando por várias áreas onde a Inteligência Artificial tem impacto.
Ao longo das seis sessões, diferentes casos de estudo e de colaborações entre a comunidade científica e o tecido empresarial nacional serão utilizados para promover a reflexão sobre os impactos diretos da IA na sociedade e o papel da investigação científica no desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicação prática.
Com entrada livre, as sessões estão agendadas sempre entre as 17h00 e as 18h30, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, em Lisboa.
A sessão inaugural conta com a participação dos professores catedráticos Arlindo Oliveira, José Santos Victor, Patrícia Figueiredo, Paulo Ferrão, Tiago Domingos e Nuno Jardim Nunes, num debate moderado por Pedro Lima (Presidente do Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa) e Porfírio Silva (investigador e deputado à Assembleia da República).
A primeira conferência vai debater os contornos atuais da IA e o papel da Ciência na definição dos seus limites, potencialidades e implicações éticas. A próxima sessão está marcada para 3 de outubro e vai abarcar a área da Indústria e serviços, seguindo-se a 21 de novembro os Territórios e Domicílios Inteligentes, a 12 de dezembro o Ambiente e Recursos Naturais. Ficam ainda duas sessões para 2026, a 23 de janeiro e 13 de fevereiro, sobre Saúde e Ética e Responsabilidade social, respetivamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários