Os rumores sobre o headset de realidade virtual e aumentada da Apple continuam a acumular-se, o que significa que a apresentação oficial do equipamento não deverá demorar muito mais tempo.

O mais recente diz-nos que a empresa está a reunir talento de Hollywood para trabalhar na criação de conteúdo para o headset. De acordo com o The New York Times, Jon Favreau (The Mandalorian, Iron Man, Rei Leão) é um dos realizadores envolvidos. O jornal cita fontes anónimas próximas do projeto e alega que o norte-americano está a desenvolver uma experiência imersiva baseada na série Prehistoric Planet, que o mesmo produziu para a Apple TV Plus.

Apesar de estar mais perto do que nunca, importa sublinhar que tudo aponta para um lançamento em 2023. O headset está em desenvolvimento há vários anos e as complicações ao nível da autonomia e da performance atrasaram o projeto.

Mercado de headsets de realidade virtual e aumentada deu um “salto” de 92,1% em 2021
Mercado de headsets de realidade virtual e aumentada deu um “salto” de 92,1% em 2021
Ver artigo

Importa referir que a Apple ainda não confirmou a existência do headset, mas os rumores indicam que este deverá ser capaz de oferecer experiências virtuais imersivas, bem como sobreposições virtuais em cenários reais (realidade aumentada).

Recentemente, a Apple registou o nome RealityOS, indicando que se trata de algo relacionado com "hardware para computadores que se podem vestir", o que se presume que seja o sistema operativo do headset. No passado mês de maio, o conselho de administração pôde testar uma versão inicial do headset.

A contratação de talento como Jon Favreau é uma prova do investimento que a tecnológica está a fazer neste novo aparelho e é também um sinal de que haverá conteúdo de qualidade à data do lançamento. No passado, a falta de experiências significativas ditou o insucesso de alguns headsets, pelo que a marca terá aí uma missão importante para completar.