O hospital infantil Alder Hey, no Reino Unido, vai utilizar a tecnologia do HoloLens da Microsoft durante operações críticas ao coração. Além disso, o Surface Hub vai permitir à equipa médica acompanhar ao pormenor as cirurgias, colaborando através da partilha de imagens.

O objetivo é ver ao detalhe o coração, tanto no seu interior como exterior, o que significa que o médico vai obtendo em tempo real as imagens projetadas no headset, sem a necessidade de interromper a operação para consultar notas, o que por vezes pode ser fatal para o paciente, segundo refere Rafael Guerrero, cirurgião cardíaco do hospital, no comunicado da Microsoft.

A aplicação foi desenvolvida pela Black Marble, parceira da Microsoft, que salienta que a utilização combinada do HoloLens e o Surface Hub permite, através da plataforma universal Windows, permite escrever apenas uma vez a aplicação para tirar partido dos dois dispositivos. Através do InkCanvas e InkToolbar, diversos médicos podem escrever notas no Surface Hub em simultâneo, com a assinatura do autor, que depois podem ser submetidas para visualização no HoloLens.