Um australiano de 62 anos, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma condição que causa paralisia, é agora capaz de comunicar sem recorrer a qualquer músculo. Na passada quinta-feira, dia 23 de dezembro, o homem publicou um tweet "apenas com a ajuda do pensamento", segundo a Synchron, a empresa que tornou tudo isto possível.

"Eu criei este tweet ao pensar nele", escreveu Philip O'Keefe, num tweet publicado na conta do CEO da Synchron, Thomas Oxley.

Neuralink tem uma nova rival que já conseguiu aprovação para testar implantes cerebrais em humanos
Neuralink tem uma nova rival que já conseguiu aprovação para testar implantes cerebrais em humanos
Ver artigo

O tweet foi redigido com a ajuda de uma interface neural, chamada Stentrode, instalada em O'Keefe, pela tecnológica, em 2020. O chip permite ao paciente controlar equipamentos eletrónicos sem que tenha de tocar neles. Neste caso, o chip foi instalado através da veia jugular, para evitar cirurgias que implicassem a perfuração craniana.

Importa esclarecer que não bastou a O'Keefe pensar no texto para que ele surgisse, tal como pensou, no ecrã de um computador. Para o efeito, o australiano teve de controlar um cursor através da mente para clicar em cada um dos caracteres que compõem a frase. É desta forma que ele consegue agora "enviar emails, aceder à conta bancária online, fazer compras e enviar mensagens para todo o mundo via Twitter". Segundo O'Keefe, aprender a controlar o chip foi como aprender a andar de bicicleta, uma vez que "depois de dominar o sistema, torna-se natural".

Apesar de uma paralisia debilitante, o paciente consegue agora interagir com o mundo, segundo afirma a Synchron. A empresa tem planos para continuar a melhorar o chip e tem já um estudo planeado para 2022 onde poderá testá-lo com a ajuda de outros pacientes.