A Hewlett-Packard anunciou recentemente ter acrescentado à sua solução de software HP Netaction um conjunto de ofertas, nomeadamente novos produtos, ferramentas de programação, soluções e serviços de suporte que pretendem contribuir para fazer dos chamados Web Services uma realidade, acelerando a sua implementação em clientes das áreas de telecomunicações, serviços financeiros, fornecedores de serviços e sectores governamentais, explica a fabricante em comunicado.



Entre as ofertas agora disponíveis contam-se a HP Netaction Web Services Platform 2.0, a HP Netaction Application Server Resilient Edition 8.2, o HP Agile Business Infrastructure Solution Portfolio, o HP Apache-based Web Server 2.0 para HP-UX 11i, o HP Middleware Rapid Assist Service e HP Partner Care Extended.



A plataforma HP Web Services Platform 2.0 (HP WSP) é modular e baseada em standards. Sendo compatível com o HP Application Server, aumenta, de acordo com a HP, as capacidades do mesmo, permitindo a ligação de aplicações Java a outras aplicações através da Web, atrás ou fora de firewalls, e independentemente do hardware, sistemas operativos ou ambientes de aplicação utilizados - como Java ou .NET.



A HP WSP contém um servidor SOAP (Simple Object Access Protocol) para enviar, receber e processar mensagens baseadas nesse protocolo. Além disso, a HP WSP inclui software HP Service Composer, o qual produz o interface de serviços Web para aplicações Java, e o software HP Registry Composer que, quando programado, regista e explora serviços em registos públicos ou privados UDDI (universal description, discovery, and integration).



A HP WSP foi concebida sobre o HP Application Server (HP AS). Agora actualizados para a versão 8.2, tanto o HP AS como o HP Application Server Resilient Edition ganharam recentemente a certificação Java 2 Enterprise Edition (J2EE) 1.3 e, segundo a HP, foram aperfeiçoados para incluir localização nas línguas japonesa, chinesa, coreana, alemã, francesa e espanhola.



Além disso, ambos irão agora suportar Intel Itanium IA-64 e HP-UX. O HP Application Server Resilient Edition disponibiliza também uma gestão de estado abrangente, serviços de transacção distribuídos e capacidades empresariais de serviços de mensagem Java.



A HP também pretende reforçar a sua posição na área dos serviços Internet através da disponibilização da solução HP Web Services Registry 2.0 - a qual permite um registo privado UDDI que pode ser implementado para intranet corporativa ou permutas privadas - e do HP UDDI Business Registry, que suporta UDDI Versão 2.



Consistindo nas ofertas HP Integration Solution, HP Mobile Integration Solution e HP Web Services Solution, o portfólio HP Agile Business Infrastructure Solution da HP apresenta, segundo a própria, um conjunto de componentes de infra-estrutura de baixo custo, conectores baseados em Java Connector Architecture (JCA) e serviços profissionais para integrar rapidamente informação e sistemas empresariais.



A HP indica que este portfólio permite que as empresas integrem os domínios existentes de informação, aplicações e processos de negócio com novos domínios de solução, tais como portais, cadeias de fornecimento alargadas, serviços para empregados, apoio ao cliente e interacção com o utilizador. A fabricante explica ainda que o HP Agile Business Infrastructure Solution alarga as tradicionais capacidades de integração ponto a ponto, ou aplicação a aplicação, através da criação de uma estrutura de integração inter-domínio que pode ser alargada a toda a empresa, disponibilizando uma colaboração e uma visibilidade ampla da empresa através de toda a informação, todos os processos e todos os dispositivos de interacção com o utilizador.



Para o Netaction é agora lançado o HP Apache-based Web Server v.2.0 para HP-UX 11i, disponibilizado sem quaisquer encargos adicionais com o ambiente operativo HP-UX 11i.



No que diz respeito à área de suporte, a HP indica que o HP Partner Care foi alargado para incluir suporte aos produtos HP Netaction. O
software conta também com o HP Middleware Rapid Assist Service que, tal como o nome indicia, consiste em serviços de consultoria para a implementação de soluções de middleware HP.



Notícias Relacionadas:

2002-04-02 - HP revela estratégia de armazenamento virtual

2002-01-25 - Compaq alarga estratégia Computing on Demand

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência