A HP anunciou um novo passo na sua estratégia ao indicar que vai mudar de fornecedor de baterias para os seus portáteis. A fabricante quer oferecer baterias mais eficientes e com maior autonomia e por isso irá passar a integrar dispositivos Sonata, da Boston Power - uma start-up norte-americana -, nos equipamentos.

As baterias já estão a ser fabricadas e são baseadas numa versão refinada da tecnologia de iões de lítio utilizada nas baterias para portáteis. Supostamente, as novas técnicas aplicadas deverão dar às baterias futuras, um desempenho eficaz e "como novo" durante um período de três anos.

Segundo a HP, as baterias Sonata mantêm 80 por cento da carga inicial durante mil ciclos de carga e ficam carregadas em pouco mais de 35 minutos. Uma bateria convencional começa a perder a sua capacidade de reter carga logo após os 300 primeiros carregamentos de energia.

As informações avançadas pela companhia apontam para a distribuição destas baterias, a partir do início do próximo ano, como uma opção extra no momento de compra de um novo equipamento da marca. O preço dos dispositivos ficará entre 20 a 30 dólares mais caro do que o de uma bateria convencional