A HP apresentou esta semana um conjunto de soluções destinadas a uma nova linha de impressoras com ligação à Internet, que vão permitir não só o acesso aos conteúdos através dos equipamentos como a impressão remota, ordenada a partir de um dispositivo como um smartphone, por exemplo.

A cada dispositivo é atribuído um endereço de email, para o qual é possível enviar, a partir do telefone, fotografias ou outros ficheiros que se pretenda imprimir.

Os equipamentos têm também ligação a um site da HP - o ePrintCenter - a partir do qual os clientes poderão "ordenar" à sua impressora que faça uma impressão, ou programá-la para desempenhar determinadas funções a uma certa hora, tais como a impressão a cada manhã dos títulos que fazem a actualidade dos sites noticiosos.

O software das impressoras permite também aceder directamente aos serviços na nuvem da Google, como o Google Docs, Photos e Calendar. Os utilizadores vão ainda poder descarregar aplicações de terceiros, onde se incluem nomes como o Facebook, Reuters, Live Nation, Crayola, DocStoc e Picasa, avançou a empresa.

Segundo o vice-presidente executivo da área de negócio de impressão da HP, as novidades vêm responder às solicitações dos clientes, que pediam soluções que facilitassem a impressão a partir de qualquer dispositivo ligado à Internet, incluindo telefones, PDAs, netbooks e tablets.

As novas soluções de impressão baseada na Web serão integradas em vários modelos com ligação a Internet que a fabricante se prepara para lançar comercialmente nos EUA no final do mês, com preços a partir dos 99 dólares (cerca de 83 euros). Para Portugal não foi avançada data de disponibilização ou preços previstos.

Sem resposta oficial continua a questão que se tem colocado desde que a HP anunciou a compra da Palm, a respeito da integração nos novos dispositivos do WebOS, a que o TeK já tinha feito referência, e que não foi arredada pelos responsáveis da empresa.