A Hewlett-Packard desenvolveu um sistema de videoconferência que diz eliminar os delays verificados na maioria das reuniões virtuais e que muito têm prejudicado a disseminação da tecnologia. O Halo Collaboration Studio, denominação escolhida para a solução que compreende o software e o hardware desta sala de reuniões virtual, foi criado em colaboração com a DreamWorks Animation e tem como público-alvo as grandes empresas.



Nas salas virtuais da HP podem reunir-se um máximo de seis utilizadores em duas localizações diferentes que se sentam a uma mesa "em frente" aos seus colegas, que aparecem em ecrãs de 50 polegadas. As câmaras de vídeo estão localizadas muito próximo desses ecrãs, de modo a dar a sensação de que os indivíduos estão face-a-face enquanto conversam.



Uma câmara colocada no tecto da sala emite para um outro monitor, situado acima dos restantes, que poderá ser utilizado para mostrar o ecrã de um PC ou um outro qualquer objecto que se coloque no centro da mesa de reunião. Existem ainda microfones e colunas estrategicamente colocados que contribuem para a sensação de reunião "frente-a-frente".



O sistema é controlado por um rato de computador e as salas podem ser equipadas de modo a que os participantes possam aceder à Internet ou à rede da empresa através dos seus portáteis.



Os encargos variam com o número de encomendado, mas cada sala virtual de reuniões da HP terá um custo que rondará os 550 mil dólares, ao que se acresce uma mensalidade de 18 mil dólares.



A Pepsi e a Advanced Micro Devices são dois dos clientes deste novo serviço da HP, segundo o adiantado pela fabricante.



Notícias Relacionadas:

2005-05-11 - Novis relança marca e avança com 16 Mb para o mercado empresarial

2005-04-11 - Siemens e Microsoft detalham estratégia para Portugal na área das comunicações em tempo real

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.