A HP disponibilizou mais duas versões beta do sistema operativo webOS. Uma destina-se a programadores que pretendam desenvolver sobre a plataforma em ambientes desktop (Linux Ubuntu) e a outra - para ambientes de desenvolvimento "OpenEmbebbed"- àqueles que queiram levar o sistema operativo para novos tipos de dispositivos.

Entre as ferramentas agora publicadas estão 45 componentes open source do webOS e 4500.000 linhas de código, detalhou a empresa, que no final do ano passado - e depois de muita incerteza sobre o futuro do webOS - anunciou que iria transformar o sistema operativo numa plataforma de código aberto.

Depois de ter disponibilizado em junho a primeira versão open source do sistema operativo, destinada a quem quisesse programar para TouchPad. Surge o lançamento a que a HP chamou "August Edition" (Edição de Agosto), que é feito ao abrigo da licença Apache 2.0, uma das mais abertas e bem aceites na comunidade, segundo os responsáveis pelo projeto.

A beta para desktop inclui uma versão do webOS System Manager que vai correr como uma aplicação em ambiente Ubuntu, com funcionalidades que incluem a renderização do webOS Card View, do Launcher, da Status Bar e de outros elementos da interface de utilização do SO. As aplicações nucleares do sistema operativo podem ser executadas desta forma e a versão também suporta aplicações desenvolvidas com recurso a plataformas de terceiros, como a framework Enyo, para JavaScript.

O lançamento de uma versão para a plataforma OpenEmbedded foi uma decisão natural devido à sua crescente adoção pela comunidade, excelente suporte para compilação cruzada de plataformas embebidas e de múltiplas arquiteturas de hardware, acrescenta a equipa de responsáveis pelo software.

A empresa pediu à comunidade que discuta as funcionalidades, bugs e correções passíveis de melhorar as versões beta e prometeu mais novidades sobre o futuro do webOS para setembro, a par do próximo lançamento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.