A Corel, produtora de software sediada no Canadá que adquiriu o WordPerfect à Novell em 1996, anunciou recentemente a assinatura de acordos com a Hewlett-Packard e a Dell.



Nos termos destes acordos, as duas fabricantes de equipamento informático irão instalar o processador de texto, bem como o software de folhas de cálculo Quattro Pro em alguns dos seus modelos de computadores para consumidores e pequenas empresas.



Os produtos da Corel vão ser instalados nos modelos desktop Dimension 2300 e portáteis Inspiron 2600 da Dell e em todos os modelos de PCs desktop da linha Pavilion da Hewlett-Packard. A produtora de software estabeleceu um acordo semelhante com a Sony no início deste ano. A Corel estima que sejam instaladas nos próximos 12 meses cinco milhões de cópias do WordPerfect no âmbito destes acordos.



A HP e a Dell preferiram os produtos da Corel em detrimento do Works da Microsoft, uma versão mais elementar do pacote de ferramentas de produtividade Office. A Microsoft domina o mercado do software para escritórios, possuindo uma quota de mercado superior a 90 por cento.



Contudo, os produtos da Corel são compatíveis com o Word e o Excel da gigante de software. Para além disso, a empresa canadiana oferece uma taxa de royalties inferior à da Microsoft.



O objectivo da Corel com esta estratégia consiste assim em aumentar as receitas e os lucros ao encorajar os utilizadores a actualizarem para a versão completa da suíte do WordPerfect e de outro software seu. As ofertas de actualização serão incluídas no software e a Corel planeia efectuar promoções em pontos de venda.



A Corel é mais conhecida pelo seu pacote de software de gráficos CorelDraw, tendo passado por grandes dificuldades financeiras no final da década de 90. A companhia reportou perdas líquidas no valor de 6,3 milhões de dólares canadianos (4,11 milhões de euros) para o segundo trimestre fiscal encerrado em Maio deste ano, tendo obtido receitas no valor de 30,8 milhões de dólares canadianos (20,1 milhões de euros).


Notícias Relacionadas:

2002-08-02 - Corel implementa novo modelo de licenciamento para atrair clientes da Microsoft

2002-07-26 - Corel prestes a introduzir nova versão da sua suite de gráficos

2001-12-06 - Corel divulga estratégia baseada em três pontos para o ano fiscal de 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.