A fabricante de computadores Hewlett-Packard apresentou um modelo portátil que, pela primeira vez, trará instalado de fábrica o sistema operativo open source Linux. A versão base do HP Compaq nx5000 custará cerca de 1.140 dólares - aproximadamente menos 60 dólares do que os modelos Windows da mesma gama - e inclui um processador Pentium M da Intel e a tecnologia wireless Centrino associada.



Com a versão SuSE Linux da Novell - uma escolha possível graças ao acordo estabelecido em Março passado - o HP Compaq nx5000 dirige-se a utilizadores que viajam com frequência por razões de trabalho, integrando o pacote de software OpenOffice e conectividade wireless. O novo modelo da HP inclui gravador de CD e leitor de DVD e de media.



Inicialmente, o portátil dado a conhecer durante mais uma Linux World Conference & Expo, que decorre em São Francisco até amanhã, só estará disponível para o mercado norte-americano, através da loja online da HP.



Este anúncio por parte de uma das maiores fabricantes de PC do mundo é visto como mais um incentivo ao Linux, cada vez mais utilizado em servidores e outros sistemas de grandes dimensões para empresas, mas menos difundido entre os utilizadores particulares ou os sistemas de uso individual.



A comunidade open-source recebeu, também ontem, um outro impulso com a IBM a anunciar que irá contribuir com código de programação no valor de 85 milhões de dólares, usado num programa de base de dados. Disponibilizando o código à Apache Software Foundation, a IBM pretende incentivar o desenvolvimento de aplicações livres que funcionem com a base de dados, conhecida como Cloudscape.



Notícias Relacionadas:

2004-03-25 - HP aposta em PCs Linux depois de estender acordo com Novell

2004-03-16 - Hewlett-Packard vende PCs com Linux na Ásia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.