O novo ano letivo está quase a começar e os preparativos para o regresso às aulas estão já encaminhados. Mas, além do material escolar e das propostas mais tecnológicas, entre computadores, tablets e smartphones, há outro aspecto a ter em conta no orçamento: os tarifários de telecomunicações.

Há várias ofertas disponíveis no mercado e, neste artigo, centramos as nossas atenções nos tarifários de telefone (com chamadas e SMS) e internet móvel. Numa altura em que poupar é cada vez mais importante, há espaço para ofertas com preços mais acessíveis, incluindo da Digi, mas também de operadoras com tarifários low-cost.

A elas juntam-se ainda opções de tarifários móveis para o segmento jovem (abaixo de 25 anos) com a Yorn, Moche e WTF, que podem também ser interessantes para quem procura apenas por planos com internet móvel e comunicações de voz, sobretudo para quem quer aproveitar os “bónus” incluídos.

Note-se, neste contexto, a Tarifa Social de Internet pode também ser uma alternativa para quem só procura telefone e internet móvel, mas que tem condições específicas a considerar, como pode ver neste explicador.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

  • Tarifários low-cost

A chegada da Digi veio “abanar” o mercado das telecomunicações em Portugal e, de acordo com a mais recente análise da ANACOM, relativa a julho deste ano, continua a apresentar as mensalidades mínimas mais baixas para nove dos 11 serviços analisados, incluindo no serviço telefónico móvel stand alone.

Ainda em agosto, a operadora de origem romena avançou com novas ofertas de planos pré-pagos, com o mais barato a custar 4 euros por mês, dando acesso a 50 GB de dados móveis (com dados acumuláveis), chamadas ilimitadas nacionais e 1.000 SMS para números da rede Digi.

Já no que toca a opções pós-pagas, a Digi tem um tarifário móvel “Ilimitado”, com preços a começarem nos 7 euros por mês. Por dois números o preço desce para 6 euros por mês, e, por três ou mais números, para cinco euros por mês. Segundo a operadora, os preços baixam para 5 euros em todas as modalidades se for cliente do serviço fixo de Internet. O plano promete dados móveis ilimitados e chamadas ilimitadas, com 1.000 SMS gratuitos para números da a outros clientes Digi.

No caso da Woo, existem duas opções, ambas sem fidelização e com 5G gratuito: uma de 8 euros por mês e outra de 10 euros por mês. No caso da primeira, pode contar com 100 GB de dados e 2.500 ​​Minutos/SMS para todas as redes nacionais. Os dados e minutos são válidos em roaming na UE​, com um limite de 10,01 GB por mês.

Já no caso da segunda, tem acesso a dados ilimitados e 5.000 ​​Minutos/SMS para todas as redes nacionais. Os dados e minutos também são válidos em roaming na UE​, neste caso, com um limite de 18,76 GB por mês.

Com preços semelhantes, a Amigo também tem duas ofertas de tarifários móveis com preços a 8 euros e a 10 euros por mês, ambas com 5G gratuito. Na primeira tem acesso a 100 GB de dados, mais 5.000 minutos/SMS. Na segunda, pode contar com dados ilimitados além de 5.000 minutos/SMS.

Ainda no universo das ofertas low-cost encontramos os tarifários da Uzo, numa oferta que também se divide entre um plano de 8 euros por mês, com acesso a 100 GB de dados, minutos ilimitados e 1.000 SMS; e um plano de 10 euros por mês, com dados e minutos ilimitados além de 1.000 SMS.

Não se esqueça: se está a considerar trocar para uma oferta de uma operadora low-cost há alguns aspectos importantes a ter em conta e, neste explicador, detalhamos 7 tópicos essenciais que o podem ajudar a encontrar a mais adequada para as suas necessidades.

  • Tarifários para jovens

As três principais operadoras (MEO, Vodafone e NOS) também contam com ofertas de tarifários concebidos para um público mais jovem, neste caso, até aos 25 anos, com várias modalidades disponíveis no acesso à internet móvel e às comunicações.

No caso da Vodafone, os tarifários Yorn Z contam com três planos, todos com 5G gratuito, 5.000 mins/SMS para todas as redes, além de roaming no Espaço Económico (EEE) e Reino Unido. O plano de 201 GB/mês tem um preço de 2,95 euros por semana; o de 501 GB/mês custa 3,50 euros por semana; e o último, com 1001 GB/mês, tem um preço de 4 euros por semana.

Para os três casos há ofertas especiais, incluindo acesso ao Amazon Prime por 6 meses, ao HBO Max até 31 de dezembro deste ano e ao serviço Google One (100 GB de armazenamento) até à mesma data. Nos planos de 501 GB e 1001 GB há também acesso ao serviço Disney+ até 31 de dezembro.

Passando à oferta para jovens da NOS, os tarifários WTF chegam em três modalidades todas com 5G gratuito e roaming grátis na UE, começando com o plano WTF 200GB, que custa 12 euros por mês, com acesso a 200 GB de dados móveis e 5.000 minutos e SMS grátis para todas as redes.

O tarifário WTF 500GB, com um preço de 14 euros por mês, dá acesso a 500 GB de dados móveis e 5.000 minutos e SMS grátis para todas as redes. Conta-se ainda um tarifário WTF Ilimitado, por 16 euros por mês, com acesso ilimitado a dados móveis, além de minutos e SMS para todas as redes.

De acordo com a operadora, até ao dia 15 de setembro, os dois primeiros tarifários dispõem de dados ilimitados das 21h às 9h e aos fins de semana.

A estas ofertas junta-se a da Moche, da MEO, que inclui opções de tarifários pós-pagos com 200 GB, 400 Gb e 1.000 GB, com preços de 11 euros, 13 euros e 15 euros respetivamente. Neles estão incluidos 10.000 minutos/mês para todas as redes nacionais e em roaming no EEE e Reino Unido;  1.500 SMS/dia para números MEO/Moche e 250 SMS/dia para outras redes.

Tal como nos tarifários anteriores, há ofertas especiais, incluindo uma de Noites com Gigas Ilimitados (entre as 21h e as 9h), válida até 15 de setembro e a oferta de um ano de acesso ao Perplexity Pro para novas adesões até 31 de dezembro.