Depois de um acordo de marketing estabelecido há algum tempo, a Hewlett-Packard e a Sendmail assinaram agora um contrato para a revenda de alguns dos produtos da empresa de software de correio electrónico open-source, maioritariamente direccionados ao combate ao spam, que irão integrar os servidores ProLiant da fabricante de computadores.



O software da Sendmail baseia-se num pacote open-source com a mesma denominação, muito usado para transferir correio entre computadores através da Internet. A empresa, que detém a totalidade dos direitos de autor da aplicação, comercializa-a como base para uma suite maior de software proprietário, explicou Greg Olson, responsável pelo sector de desenvolvimento de negócio da Sendmail, citado pela C|Net. Deste modo, a componente open-source estará presente na oferta comercial, mas constitui apenas 15 por cento do código, indicou o responsável.



O acordo evoluiu de uma parceria menor, para a área do marketing, iniciada em 2001, mas contrariamente à mesma não compreende outros add-ons Mailstream proprietários, para tarefas como a fixação automática de disclaimers ao email e a análise baseada em conteúdos.



A Sendmail havia estabelecido um outro acordo idêntico ao agora anunciado, em 2001, mediante o qual a Dell passaria a distribuir o seu software, mas a parceria não se chegou a concretizar, "vitima" de um plano de redução de custos por parte da fabricante de computadores.



Notícias Relacionadas:

2004-05-31 - Hewlett-Packard alarga suporte a software open-source