O mercado dos portáteis de baixo custo está em franca expansão, à medida que cada vez mais fabricantes integram o segmento nas suas linhas e competem pela atenção dos consumidores.



Foi justamente tendo em vista o mercado da educação e de entrada de gama das linhas comuns, que a HP apresentou oficialmente o HP 2133 Mini-Note, um portátil que a empresa espera que os consumidores "comprem por impulso, como se tratasse de um telemóvel", algures entre o conceito e segmentos UMPC, portátil de baixo custo e ultraportátil.



O HP 2133 está disponível em diversas versões, variando com a velocidade do processador, capacidade de armazenamento, conectividade disponível, RAM incorporada e sistema operativo pré-instalado, apresentando todas um caderno técnico de base bastante respeitável, incluindo processadores VIA entre os 1,0GHz e 1,6GHZ, ecrã de 8,9 polegadas de diagonal e resolução de 1280 por 768, 2 portas USB 2.0, Wi-Fi compatível com normas a/b/g, porta Ethernet, saída VGA, leitor de cartões SD, slot ExpressCard/54 e em opção, uma webcam integrada na moldura do monitor e conectividade Bluetooth. Tudo isto num chassis interno de liga de magnésio e exterior em alumínio escovado, não ultrapassando os 1,4Kg e com uma pegada tridimensional pouco superior à do Eee PC, a actual referência do segmento.



O Mini-Note integra ainda um teclado completo, com teclas com tratamento DuraKey, resistentes a abrasão prolongada e altifalantes estéreo, localizados de ambos os lados do monitor, para além de um microfone integrado.



Como já foi referido, o Mini-Note está disponível em diversas versões, com três velocidades de processador disponíveis, entre 1,0GHz, 1,2GHz e 1,6GHz, com RAM pré-instalada de 512MB, 1GB ou 2GB e opções de armazenamento que incluem um disco SSD de 4GB e uma drive clássica de 160GB, com uma opção exótica por um disco rígido de 120GB a 7200rpm.



Consoante a configuração de hardware, estão também disponíveis os sistemas operativos SUSE Linux Enterprise Desktop 10, Windows Vista Business e Windows Vista Home.



O HP Mini-Note está disponível nos Estados Unidos por 499 dólares (cerca de 316 euros), para a versão base, com Suse Linux e SSD de 4GB e 749 dólares (cerca de 475 euros) para a versão topo de gama, com Windows Vista Business e disco rígido de 160GB. Em Portugal o equipamento deverá estar disponível em Agosto, confirmou a HP em conferência de imprensa.

Nota de Redacção[10-04-2008 18:26]- A notícia foi actualizada com informação fornecida pela HP sobre a dsponibilidade do equipamento em Portugal.

Notícias relacionadas:
2008-03-13 - Asus espera vender 5 milhões de PCs de baixo custo este ano

2008-03-20 - Classmate PC com distribuição alargada à Europa