Números recolhidos pela IDC Portugal relativos ao primeiro trimestre do ano revelam que a HP mantém a liderança do mercado português de servidores, com uma quota de 31,6 por cento. No que respeita aos servidores Windows, Linux e UNIX a empresa americana foi também quem acumulou maiores volumes de receitas, dentro do mercado local.



Nos servidores Intel para Windows, a HP captou no primeiro trimestre do ano 52,5 por cento do mercado, o que representa um crescimento de 39,4 por cento, face a igual período do ano passado, indica a fabricante de computadores em comunicado de imprensa.



No que se refere aos servidores UNIX a HP repete a liderança com uma quota de 64 por cento, que é mais vincada nos equipamentos de gama alta - onde a quota do primeiro trimestre se fixou nos 88,7 por cento.



Ao nível dos servidores Linux, os dados divulgados pela IDC - que apontam para a liderança da HP no mercado nacional de servidores há seis semestres consecutivos - revelam que a empresa controlou nos primeiros três meses deste ano 43,8 por cento do mercado nacional.



Esta liderança da HP em Portugal não reflecte os números internacionais, onde a empresa mantém o primeiro lugar em termos de vendas mas onde a IBM lidera em termos de volume de negócios, segundo os dados recentemente divulgados pelo Gartner Group.



Notícias Relacionadas:

2004-05-26 - Vendas de servidores Linux estimulam crescimento global do sector

2004-03-02 - Mercado mundial de servidores cresce 11,4% entre Outubro e Dezembro

2002-12-10 - Hewlett-Packard consolida liderança do mercado mundial de servidores