“Este foi o melhor dos últimos 10 anos, do ponto de vista de vendas. Voltámos a crescer a dois dígitos altos, o que já tinha acontecido no ano passado”, afirma José Correia, managing director da HP Portugal, em jeito de balanço do ano fiscal que fechou em outubro.

Os números mostram uma estratégia de sucesso, mas também a dinâmica de mercado em algumas áreas e a aposta acertada numa gama de produtos diferenciadores na área de computadores e de gaming, assim como de impressão, realçou o responsável pela empresa em declarações ao SAPO TEK, à margem de um encontro com a imprensa.

“Somos líderes em 6 das 5 áreas onde estamos”, afirma José Correia que detalha que a HP Portugal lidera atualmente em PCs profissionais, PCs de consumo, workstations gráficas, impressão doméstica e grande formato. “Só não somos líderes no office printing por 4 décimas” explica, referindo que este ano perderam a liderança para uma empresa concorrente. No ano passado a HP também estava em número um em 5 das 6 áreas, mas na altura aquela onde não garantia a liderança era a dos PCs de consumo.

A dinâmica do mercado de PCs profissionais deu uma ajuda para os números positivos. O mercado cresceu 11% e a HP ganhou também quota de mercado, passando de 39 para 42%. Nos PCs de consumo o mercado caiu 14% mas a HP cresceu 7%, passando para 30% de quota de mercado, e “pela primeira vez fomos líderes de mercado de consumo em Portugal ao longo do ano em praticamente todos os trimestre”, afirma o managing director da empresa.

Também a área de gaming está com resultados muito positivos. “Em 18 meses passámos de uma quota muito baixa para líderes de mercado incontestáveis”, sublinha.

José Correia garante que tudo isto acontece alicerçado numa gama de produtos com muita inovação e que fazem a diferença no mercado.

Num encontro com os jornalistas a HP Portugal mostrou uma série de equipamentos que chegaram nas últimas semanas ao mercado, ou que vão chegar em janeiro, como o HP Folio, que chega às lojas em janeiro por um preço de 1.699 euros.

A área de impressão doméstica tem também várias novidades, como uma nova impressora portátil Sproket com mais qualidade de impressão e funcionalidades mais "sociais" como a possibilidade de suportar impressão simultânea de 3 utilizadores diferentes e de verificar online a fila de impressão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.