À medida que os conteúdos dos utilizadores e das empresas se tornam cada vez mais digitais, circulando sem papel no email e na Internet, a HP está a tentar recuperar a impressão para papel e para isso apresentou no final da semana passada a estratégia Print 2.0 que quer facilitar o recurso à impressão. A nova estratégia está assente numa campanha de marketing global que custará 300 milhões de dólares à empresa.

A tecnológica, que lidera a área de impressão de consumo e retira deste segmento de mercado uma das maiores fatias da sua facturação, quer garantir uma parte significativa das 53 triliões de páginas que se estima sejam impressas em 2010, um mercado que representa cerca de 296 mil milhões de dólares.

A nova estratégia foi apresentada em Nova Iorque e abarca três áreas distintas, prevendo o desenvolvimento de uma nova plataforma de impressão digital, melhoria da impressão a partir da Internet e ainda o alargamento de plataformas de criação e edição de conteúdos digitais da empresa.

De acordo com os estudos realizados, quase metade dos conteúdos impressos em casa provêm da Internet mas a maior parte dos sites não têm esta funcionalidade optimizada, o que resulta numa má experiência. Por isso mesmo a HP está a colaborar com algumas dos sites mais visitados na Internet, como a ViaMichelin cujo serviço online excede os 28 milhões de visitas mensais - melhorando o sistema de impressão.

Entre as alianças agora estabelecidas contam-se acordos com o Flickr, o Windows Live Spaces e a Yahoo! que têm formas de materialização diferentes. Enquanto o site de partilha de fotos vai usar a tecnologia Tabblo da HP para facilitar a personalização da impressão de imagens, o Live Spaces vai integrar os serviços do Snapfish (um site da HP para impressão) e a Yahoo vai adicionar um botão de impressão à sua barra de navegação que estará disponível para download em Setembro.

A empresa alargou também os serviços online de criação de documentos para impressão, onde podem ser encontrados desenhos temáticos da linha Harajuku Lovers de Gwen Stefani ou cartões de visita e brochuras para empresas com desenhos de Paula Scher, contando ainda com ferramentas de desenvolvimento de imagem com o apoio de Jack Burton.

Foram ainda desenvolvidas duas comunidades de impressão para utilizadores individuais e pequenas empresas que querem por em contacto utilizadores de todo o mundo para partilharem ideias e projectos.

A HP promete ainda para Outubro o lançamento do HP Print Studio, um site que irá disponibilizar templates e desenhos para a realização de cartões festivos, cabeçalhos de documentos, cartões de visita e convites.

Notícias Relacionadas:

2007-06-26 - HP partilha visão sobre o futuro da impressão em Lisboa