A fabricante de computadores e impressoras Hewlett-Packard anunciou ontem que vai encerrar a não lucrativa divisão de middleware que iniciou há cerca de um ano e meio atrás com a aquisição da Bluestone por 470 milhões de dólares (465,5 milhões de euros), passando a investir nos sistemas de software para a gestão de redes.



Em comunicado, a HP afirma que se irá concentrar em áreas do software onde já tenha obtido reconhecimento de mercado e onde detenha propriedade intelectual, como as ferramentas de gestão de rede OpenView.



O encerramento da Bluestone, nome da divisão adquirida no início de 2001, foi um golpe para os planos da directora executiva Carly Fiorina em catapultar a HP para novas áreas do software. Agora a empresa pretende apostar na expansão das suas alianças com produtoras independentes.



A nova responsável pela área de software da HP, Nora Denzel, afirmou em declarações à agência Reuters, que espera que a sua unidade possa chegar ao lucro com cortes nos custos, nomeadamente eliminação de postos de trabalho, e ganhos nas receitas com as operações de software remanescentes.



HP está, assim, a desinvestir em três plataformas de middleware, utilizadas para ligar redes, incluindo a a plataforma de servidor de aplicação Bluestone adquirida e duas plataformas desenvolvidas por si, a Netaction Web Services Platform e a Web Services Registry.



A HP diz pretender agora concentrar-se em três áreas de software "onde a empresa já tenha propriedade intelectual considerável e aceitação por parte do cliente", incluindo o OpenView, a ferramenta de gestão Utility Data Center, e a ferramenta de gestão de middleware para a área das telecomunicações Opencall.



Notícias Relacionadas:

2002-06-07 - HP poderá abandonar mercado de software de e-business

2002-06-06 - Reduções de funcionários afectam também HP Portugal

2002-06-04 - Fusão entre HP e Compaq avaliada na apresentação de resultados