Mesmo com a mudança na administração dos Estados Unidos, a Huawei não parece ver no horizonte uma resolução para os embargos que a impedem de aceder a tecnologia americana e dessa forma continuar a produzir smartphones, sobretudo 5G. Isso significa que a marca chinesa poderá começar a explorar outros negócios e os automóveis elétricos poderá ser uma opção.

Quatro fontes ligadas à empresa terão testemunhado à Reuters que a Huawei planeia produzir os veículos sob a sua própria marca e alguns modelos ainda podem chegar este ano. A empresa estará em conversações com a conterrânea Changan Automobile e outras fabricantes para aceder às suas fábricas de automóveis para a produção dos seus modelos.

Para a criação dos sistemas elétricos, a Huawei poderá fechar uma parceria com BAIC Group, o que lhe daria acesso às suas tecnologias BluePark New Energy.

Apesar dos testemunhos, um representante da Huawei negou o envolvimento da empresa na indústria automóvel ou planos para criar modelos elétricos. Refere que a empresa não é uma fabricante de automóveis, ainda que tenha como objetivo fornecer tecnologias digitais para os mesmos, assim como novos componentes para ajudar as respetivas empresas a produzir melhores modelos. A Huawei tem desenvolvido sistemas de software para automóveis, sensores e hardware de comunicação 5G.

A Reuters recolheu mais confirmações de outras fontes, de que a Huawei começou internamente a criar designs dos seus modelos elétricos e a recorrer a fornecedores internos, de forma a lançar-se no negócio este ano. Uma das fontes refere mesmo que esta divisão será liderada pelo próprio Richard Yu, o líder do negócio de consumo da Huawei.

O mercado chinês de automóveis elétricos promete crescer 20% até 2025. Prevê-se que sejam vendidos 1,8 milhões de unidades este ano, comparando com os 1,3 milhões de 2020, refere a agência noticiosa. Nesse sentido, o negócio parece estar a atrair novos participantes interessados em se estabelecer, e a Huawei poderá ser um deles. A reforçar o interesse, a fabricante terá recebido a confirmação do registo de pelo menos quatro patentes esta semana, incluindo sistemas de carregadores entre veículos e verificação da saúde das baterias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.