A feira de Barcelona, o Mobile World Congress 2022,  começa amanhã mas as novidades já estão a ser apresentadas por algumas das principais marcas. A Huawei cumpre novamente a tradição de ser uma das primeiras a abrir o jogo em relação aos lançamentos no MWC22 e traz uma linha reforçada de portáteis e tablets, assim como equipamentos para o Smart Office.

Os principais destaques já tinham sido apresentados num pré-briefing a que o SAPO TEK teve acesso na semana passada, onde a Huawei destacou a importância da linha de equipamentos que apresentou pela primeira vez em Barcelona em 2016 e que tem sido uma das áreas de maior crescimento.

Sem smartphones na lista de novidades este ano, um dos principais destaques vai para o MateBook X Pro, onde a Huawei reforçou o ecrã para garantir maior qualidade e calibração das cores. O display é maior, ocupando 92,5% do espaço com moldura muito fina, e a câmara HD abandonou o seu antigo espaço no teclado e passou para o topo do ecrã, onde a maior parte dos fabricantes a coloca também.

Veja as fotografias para mais detalhes

O portátil traz também um carregador rápido, de 90W, e um sistema novo de arrefecimento que vai ajudar a manter o portátil mais fresco. Por dentro está um processador Intel de 11ª geração e não de 12º, o que acontece devido ao timing de mercado.

Nova geração 2 em 1

A Huawei anunciou também uma nova geração de portáteis híbridos, com teclado destacável, o MatePad E 2022, que conta também com carregamento rápido de 65 W. O chassi usa uma liga metálida e a traseira tem uma cobertura de fibra de vidro.

O portátil de 12,6 polegadas tem um ecrã OLED, o primeiro da Huawei nestes equipamentos,  que ocupa 90% do espaço e que a Huawei garante que é o melhor display de sempre nos seus tablets. Na China esta linha de equipamentos já ultrapassou os Surface da Microsoft em vendas.

O tablet vem acompanhado da caneta M-Pencil, na sua segunda geração.

Entre as novidades destaca-se ainda o novo membro da família de tablets, o MatePad Paper, o primeiro modelo da Huawei com e-ink. É um concorrente claro dos eBooks como o Kindle ou o Kobo, e de uma nova geração de tablets desenhados para a leitura de livros e documentos.

O MatePad Paper tem um ecrã de 10,3 polegadas, e a utilização do e ink faz com que o display tenha um número limitado de cores, o que pode tornar experiência de visualização de vídeo e imagens pouco interessante.

Por dentro está o software HarmonyOS que a Huawei tem instalado em smartphones e smartwatches.

Ainda não é claro quando e se estes modelos chegam às lojas portuguesas, e quais os preços.

O SAPO TEK vai estar a acompanhar todas as novidades e à descoberta de novidade no MWC22, por isso acompanhe aqui as principais notícias diretamente do espaço da feira e do congresso em Barcelona.

Veja na galeria fotografias do evento: