Foi na passada sexta-feira, dia 15 de dezembro, que a Virgin Hyperloop One (VHO) voltou a bater o recorde de velocidade em hyperloop, o transporte de alta velocidade idealizado por Elon Musk. O último protótipo da empresa, que foi recentemente adquirida pela Virgin de Sir Richard Branson, atingiu uma velocidade máxima de 386,24 km/h. O teste foi conduzido em Las Vegas.

Recorde-se que o anterior recorde de velocidade era de "apenas" 309 km/h, pelo que este valor representa agora um salto superior a 77 km/h. Na mira está ainda a velocidade máxima teórica de 1.126,24 km/h a que este transporte pode chegar nas condições ideais.

Segundo afirma a VHO, seriam precisos mais dois quilómetros de pista para que o habitáculo atingisse essa marca. Atualmente, os carris da empresa cobrem uma distância ligeiramente inferior a 500 metros.

tek hyperloop

Note que esta velocidade foi atingida graças a uma nova tecnologia desenvolvida pela Hyperloop One, que consiste numa válvula de pressão capaz de controlar o vácuo dentro do túnel por onde o transporte se desloca. De acordo com os responsáveis, o ambiente do túnel terá de apresentar condições de "quase-vácuo" para permitir que o habitáculo atinja as velocidades teorizadas por Elon Musk.

Neste último teste, a empresa assegura que todos os elementos se portaram como deviam, não tendo sido registado qualquer erro. Em comunicado, a VHO explica que o hyperloop viajou num túnel com uma pressão equivalente àquilo que se sente a 60 mil metros de altitude, levitando, magneticamente, através de carris.

Veja o vídeo através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.