A Google Cloud reuniu hoje clientes e parceiros no Centro de Congressos do Estoril para o Google Cloud Day 2024, partilhando as novidades mais recentes nesta área e abrindo espaço para demonstrações, apresentações de casos de sucesso de clientes e parceiros e palestras com líderes de indústria. O ritmo de anúncios de novas funcionalidades e ferramentas, especialmente na área da IA Generativa, é grande e difícil de acompanhar, mesmo para quem está na empresa.

"No Google Cloud Next '24, em abril, foram feitos 218 anúncios, e em maio Google I/O com mais 100 anúncios, e depois disso já foram feitas novas parcerias", explica Sofia Marta, responsável da Google Cloud em Portugal, em entrevista ao SAPO TEK.

Todos os anúncios são relevantes mas Sofia Marta destaca a parceria com a Unicorn Factory no AI Hub, que acredita tem um papel chave para o ecossistema de IA em Portugal. "Já trabalhávamos com startups e com incubadoras e agora esta parceria vem fortalecer estas ligações e ajudar a impulsionar o crescimento da Inteligência Artificial em alguns sectores chave em Portugal", afirma, destacando a saúde, a educação, a segurança e também a sustentabilidade ambiental.

Através desta parceria com o AI Hub, que foi anunciado em fevereiro numa parceria da Unicorn Factory com a Microsoft Portugal, vão ser alargadas as colaborações com as universidades e startups portuguesas, que vão ter acesso mais facilitado a conhecimento e ferramentas da Google. Na prática Sofia Marta diz que é uma ligação mais direta a todo o o ecossistema Google.

"Portugal tem um talento incrível mas muitas vezes falta essa cola e é importante desenvolver estas iniciativas", sublinha.

A responsável pela Google Cloud em Portugal salienta a necessidade das pessoas e das empresas experimentarem o potencial da IA Generativa, e colocarem a tecnologia em prática, e ao seu serviço. "A IA generativa já passou da fase de potencial para força motriz da economia portuguesa e está a transformar as empresas", justifica, dizendo que os casos hoje apresentados são exemplo dessa aceleração.

Veja as imagens do Google Cloud Day 2024 

Em particular o hackaton que decorreu na última semana mostra como podem ser criadas soluções para resolver problemas específicos da sociedade e das organizações, e para isso foram envolvidas entidades como a AMA, Carris, SPMS, entre outras, para identificarem os temas a abordar nesta competição.

IA a acelerar em Portugal mas com necessidade de reforçar formação

Apesar de reconhecer que no último ano se sentiu em Portugal a aceleração com a Inteligência Artificial, Sofia Marta defende que é importante tornar o acesso mais simples e garantir mais formação para que as pessoas e as empresas possam explorar o potencial.

"Temos de nos educar [...] cada um tem de fazer o seu papel", sublinha, lembrando que existem muitos cursos disponíveis e que a Google tem certificações gratuitas que vão das ferramentas base até às mais avançadas, em Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Generativa, em Marketing Digital e eCommerce, que pode ser usadas livremente para aprender a tirar partido da tecnologia.

Em maio foi anunciado o programa Impulso IA, com a APDC, que tem como objetivo chegar a 1000 pessoas com oito cursos nesta área. "As pessoas podem qualificar-se e as empresas podem construir equipas de IA especializadas para impulsionar a inovação e os seus investimentos", refere.

E não são só as grandes empresas mas também as micro, pequenas e médias empresas que muitas vezes não têm recursos para desenvolver algumas iniciativas e que agora podem ver as suas capacidades reforçadas com os "agentes" inteligentes que podem tomar conta de algumas tarefas.

Questionada sobre o mercado português, Sofia Marta diz que "há uma aposta muito grande na Google Cloud e uma aposta grande em Portugal".

"Acho que Portugal já há muito tempo que precisava de ter uma concorrência saudável, isso é bom para todos", afirma. "Queremos ser a opção dos nossos clientes, que escolham a nossa tecnologia porque consideram que é a melhor opção, não queremos que escolham a nossa tecnologia porque não existe outra opção", sublinha.

Admitindo que há um caminho difícil pela frente, porque está a desafiar o mercado, garante que vê de forma muito optimista a evolução, "e com um futuro muito promissor". Este potencial está também ligado à posição geoestratégica de Portugal, e ao reforço das infraestruturas que está a ser feito com os cabos submarinos, como o Equiano para ligação a África e o Nuvem, que vai ligar Portugal, as Bermudas e os Estados Unidos.

Entre os anúncios de hoje, Sofia Marta destaca ainda a disponibilidade em português de Portugal do portfólio do Google Workplace com várias funcionalidades a que se juntará em breve o Google Gemini com acessibilidade geral. "É uma conquista grande", defende.

A ferramenta "Ajuda-me a escrever" em português para o Google Docs e o Gmail está já a funcionar no Workspace e apoia os utilizadores na elaboração de emails, a gerar relatórios ou a desenvolverem ideias criativas de conteúdo, o que pode ser uma melhoria na comunicação mas também na produtividade.