A IBM revelou hoje um novo programa dirigido especialmente aos clientes de servidores da Dell, apontando falhas na estratégia desta empresa na linha de equipamentos de topo de gama baseados na plataforma Intel. De acordo com o comunicado à imprensa, a IBM tenciona oferecer a estes clientes um serviço de transição de forma a garantir uma evolução tecnológica e reduzir custos operacionais com a complexidade de infra-estruturas de tecnologias de informação.



A IBM criou uma equipa técnica e comercial que irá dirigir-se especificamente a clientes da Dell, avaliando a sua infra-estrutura actual e oferecendo uma análise sobre a forma como os seus sistemas escaláveis eServer podem ajudar a reduzir custos e simplificar processos de gestão. Entre as ofertas da Big Blue disponíveis estão sistemas pré-configurados que podem ir até 16 processadores, escaláveis através de servidores blade.



Recorde-se que ainda em meados de Junho a Dell decidiu abandonar uma parceria que mantinha com a Intel para o desenvolvimento de sistemas de topo de gama, considerando na altura que servidores com quatro processadores eram suficientes para as necessidades dos seus clientes e recusando a ideia de lançar um servidor com oito processadores Xeon.


De forma a garantir o interesse dos clientes da Dell, a IBM oferece aos clientes desta empresa uma redução de 15 por cento na aquisição de sistemas eServer e ainda um serviço de apoio na migração do equipamento, num programa especial que durará até ao final do ano.



A IBM tem vindo a investir na renovação da sua linha de servidores nos últimos anos, ganhando quota de mercado contra a forte concorrência da HP, Sun e Dell. De acordo com os números do Gartner Group, no final do ano de 2002 o mercado de servidores global era avaliado em 43 mil milhões de dólares, sendo dividido entre a IBM, com 31,1%, a HP com 25,2%, Sun Microsystems com 15,1 por cento e Dell com 7,5 por cento.



Estes valores da Gartner são referentes ao mercado global de servidores, o que inclui sistemas Unix, Intel e Linux, mas na área de plataformas Intel os resultados da IBM no mercado não são tão favoráveis. Nesta área a HP tem a liderança com 31% de quota de mercado, enquanto a Dell está em segundo lugar com 19,6% e a IBM se vê remetida para a terceira posição com 17,3%.

Notícias Relacionadas:

2003-05-06 - Dell quer mudar de nome deixando cair a designação referente a computadores